Medalhistas da Obmep falam sobre conquista e do papel de suas escolas municipais

Crédito da imagem: Divulgação

Os dois medalhistas que ganharam o vice-campeonato da 4a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep), José Carlos Santos, 13, e Ronnypetson Souza, 15, estudavam ano passado na Escola Municipal Prof. Veríssimo de Melo. Ambos creditam à Escola e ao professor Ricardo José Córdola, uma grande responsabilidade da conquista da medalha de prata nos dois casos.

Segundo informaram durante a sessão solene de entrega das medalhas no Auditório da Reitoria da UFRN, na segunda-feira passada, 10 de agosto, a preparação para a 4ª Obmep – que ocorreu ano passado – se dava depois das aulas. “A Olimpíada sustentou o meu gosto pela matemática. O estudo e a vontade de aprender não me deixaram ter recaídas e perdas de interesse. Inclusive, não deixei de me interessar pelas outras matérias. Muito pelo contrário, através da matemática, me interessei em estudar também outras coisas”, relatou José Carlos Santos, que agora é aluno do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), juntamente com seu colega Ronnypetson Souza. “Eu até já gostava de matemática, mas o projeto da Obmep me fez levar mais a sério”, analisou o outro segundo colocado.

O medalhista de bronze, Lindembenrg Silva, 15, tem uma história bem peculiar. Ele foi inscrito pela própria Escola Municipal Profª. Iapissara Aguiar, juntamente com os demais alunos, de maneira automática. Não teve aulas extras e, mesmo assim, conquistou o terceiro lugar o Obmep, bem como uma vaga neste ano para o IFRN. “Tenho facilidade com matemática e já fazia xadrez e acho que isso me ajudou”, resumiu.

Os esforços do professor Ricardo José Córdola também foram reconhecidos na 4ª Obmep. Ele foi premiado com um estágio Instituto Nacional de Matemática pura e Aplicado (IMPA) e também ganhará recursos audiovisuais e livros da organização do evento, para continuar com seu trabalho em sala de aula.