Alunos da Escola Municipal João XXIII visitam pontos históricos de Natal

Os alunos e professores da Escola Municipal João XXIII, localizada no bairro do Alecrim, visitaram na quarta-feira (07) pontos históricos e culturais da cidade. A aula passeio faz parte do projeto “Vamos Conhecer Natal”. A proposta é possibilitar que os estudantes possam interagir com o local em que habita e que possam se tornar cidadãos participativos.

Cerca de 50 estudantes participaram da atividade que aconteceu em dois turnos. Os alunos realizaram o “Roteiro Cultural 01”, que estabelece a visita em 15 pontos históricos e culturais da cidade, como o Palácio Felipe Camarão, Palácio da Cultura, Praça Sete de Setembro, Praça André de Albuquerque, Museu Café Filho, Museu de Arte Sacra, Memorial Câmara Cascudo, Casa Padre João Maria, Rua da Conceição, Instituto Histórico e Geográfico do RN, Coluna Capitolina, Igreja do Galo, Igreja de Nossa Senhora da Apresentação e a Assembleia Legislativa do RN.

Na Assembleia Legislativa os alunos conheceram o plenário da casa. Foram recebidos pelo presidente Ricardo Motta e pelo deputado Tomba Farias, além de conhecerem a capela da AL, e as instalações da TV Assembleia. No Palácio Felipe Camarão, o relato sobre o funcionamento da sede do Poder Executivo Municipal.

No Palácio da Cultura os alunos conferiram o acervo artístico da instituição, que sedia a Pinacoteca do Estado e foram acompanhados pelo guia e artista plástico Nilson Coelho, com explicações da arquitetura neoclássica do prédio e sobre as obras de artes de artistas locais, nacionais e internacionais. Na ocasião os alunos tiveram a oportunidade de conhecer o artista plástico e pintor Pedro Grilo, que estava no prédio fazendo mais uma exposição de suas telas.

Em todos os 15 pontos históricos, os adolescentes foram guiados pelos assessores técnicos do setor de Cultura e Desporto da Secretaria Municipal de Educação (SME), o professor Damião Cezar e a professora Ivaneide Henrique, que contaram a história de cada local e a importância que eles representam para o desenvolvimento da arte, cultura, história e lazer na cidade.

Segundo o professor Damião Cezar participam do projeto 26 escolas da rede. Cada escola pode escolher entre três roteiros apresentados, levar 30 alunos por vez em cada turno e três professores para fazer o acompanhamento do percurso. “As escolas tem direito a dois passeios diferentes, um por turno, e os alunos são levados em ônibus disponibilizados pela Secretaria de Educação”, contou.

Antes de visitarem os pontos, os professores apresentam esses locais em sala de aula para os estudantes, com fotos, textos, cartazes e atividades temáticas. “Durante o percurso os alunos estão fazendo um registro fotográfico dos passeios, só assim poderão participar da segunda etapa do projeto, que será um concurso de fotografias”, afirmou Ivaneide Henrique.

Para a aluna Sabrina Sandy Silva, de 12 anos, a chance de visitar todos os pontos históricos que ela não conhecia. “O que eu mais gostei foi a Pinacoteca do Estado, porque vi obras belíssimas e aprendi muito sobre alguns artistas”.