Plano de Desenvolvimento Integrado do Turismo Sustentável para Natal é apresentado ao

Plano de Desenvolvimento Integrado do Turismo Sustentável  para Natal é apresentado ao

O Plano de Desenvolvimento Integrado do Turismo Sustentável desenvolvido para Natal (PDITS) foi apresentado na manhã desta quinta-feira (2) pelo secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico (Seturde), Fernando Bezerril, ao Conselho Municipal de Turismo (CONTUR). A apresentação ocorreu durante a instalação no Centro de Convenções da quinta reunião extraordinária do (CONTUR), que é formado por representantes das entidades ligadas ao turismo da cidade e contou com a presença de 18 conselheiros.
O projeto está na etapa do planejamento e busca determinar os espaços afetados pela atividade turística para que seja feito um trabalho de desenvolvimento diante das várias vertentes do turismo da cidade, no que diz respeito não só a atividade turística, bem como os serviços de infraestrutura (transporte aéreo e viário, água e esgotos, saúde e medidas sócio ambientais, tal como a indicação e avaliação dos impactos causados ao meio ambiente) e de promoção do destino turístico.

Durante a reunião o secretário solicitou dos conselheiros uma participação ativa para que o planejamento possa se tornar atos efetivos para o turismo local. “Nós contamos com a colaboração de todos os membros aqui presentes, para que disponibilizem uma hora do seu tempo para concluirmos o nosso planejamento e possamos partir para a ação, pois o turismo de Natal precisa com urgência de ações para melhorar a infraestrutura e a divulgação do destino”, afirmou Bezerril.

Muitos conselheiros se mostraram solícitos as propostas da Prefeitura Municipal de Natal, elaboradas pela Secretaria de Turismo Natal e parabenizaram o secretário pela reinstalação do Conselho. “A revitalização do CONTUR é mais um fórum de discussão sobre os problemas e soluções do turismo que podem ser viabilizadas com decisões a serem tomadas pelos membros do Conselho”, esclareceu Diassis Holanda, representante da Associação Brasileira de Agências de Viagens (ABAV/RN).

A vereadora Júlia Arruda, presidente da Comissão Parlamentar de Turismo da Câmara Municipal de Natal e que participa do CONTUR, reafirmou a presença do legislativo municipal no desenvolvimento do turismo. “A CMN está à disposição do Conselho para ajudar no que for possível para o desenvolvimento do turismo local. A nossa participação no Conselho é importante para que possamos saber as necessidades reais, pois no final do ano, a CMN irá votar o Fundo Municipal de Turismo e é necessário definir as prioridades”, ressaltou. A vereadora convidou o secretário e conselheiros para que a próxima reunião no dia 5 de junho, seja realizada na Câmara Municipal, tendo sido a proposta aceita de pronto por todos.

O Conselho Municipal de Turismo é presidido pelo secretário Fernando Bezerril, tem em sua constituição 23 membros, entre eles: Renato Fernandes, secretário de Turismo do RN; Silvio Torquato, Secretário Adjunto da secretaria estadual de Desenvolvimento; Luiz Eduardo Machado, secretário da Secopa; Margarete Pereira, representante da Semtas; Osair Vasconcelos, representante da Semdes; Dácio Galvão, presidente da Funcarte; vereadora Júlia Arruda, representante Câmara Municipal de Natal; professora Jurema Dantas, presidente do IES; Diassis Holanda, presidente da ABAV/RN; Liszt Madruga, presidente da ABRAJET/RN; Ana Muller, presidente da AMANAUTICA; George Costa, presidente do Natal Convention; Marcelo Queiroz, presidente da Fecomércio; Maurício Cavalcante presidente do Sindbuggy/RN; Wdarlan Rodrigues, representante do SCAVR/RN; Jarbas Ferreira, representante da SINTUR; Maximiliano Fonseca de Souza ABRASEL/RN; Lionécia Lopes dos Santos, representante do SINTBAR/RN, Ramzi Giries Elali, presidente do Sindicato dos Hotéis do RN e Habib Chalita, presidente da ABIH/RN.