Prefeitura do Natal

MAPAS E DADOS URBANOS



INVENTÁRIO MUNICIPAL DO PATRIMÔNIO CULTURAL EDIFICADO (IPAT)


O inventário é um dos instrumentos voltados para a preservação do Patrimônio Cultural que estão previstos na Constituição Federal. A importância do inventário enquanto instrumento necessário para o registro, documentação e gestão de bens de relevância cultural está expressa também em diversas Cartas Patrimoniais, como a Norma de Quito (1967), a Recomendação de Nairóbi (1976) e a Carta de Petrópolis (1987).

Diante da sua importância para a gestão do Patrimônio Cultural , no contexto do momento de revisão do Plano Diretor de Natal, o inventário foi incluído como um dos instrumentos que compõem o novo Sistema de Proteção do Patrimônio Cultural.

Nesta página apresentamos o Inventário do Patrimônio Arquitetônico Natalense (IPAT), ainda em construção.

Abaixo disponibilizamos o mapa com as informações de todas as edificações inventariadas, e uma Cartilha explicativa sobre o IPAT, com o fluxograma de desenvolvimento e esclarecimentos sobre as etapas de elaboração

Colabore!


A SEMURB convida a população a colaborar com a produção do Inventário do Patrimônio Arquitetônico Natalense. Para isto, envie as informações de que dispõe através do formulário abaixo. Sugestões de materiais úteis ao inventário e que poderão ser enviadas são: registros fotográficos em datas diversas, plantas baixas das edificações (atuais ou antigas), recortes de notícias em jornais, publicações, desenhos arquitetônicos em geral, registros de modificações ao longo do tempo, entre outros.

É possível enviar informações relativas não somente a imóveis tombados, como também de edificações que possuem alguma relevância patrimonial para Natal e que não se encontram salvaguardadas por nenhum instrumento de proteção.

Para colaborar, acesse o link abaixo:

Logo da Prefeitura de Natal
R. Ulisses Caldas, 81 - Cidade Alta, Natal - RN, 59025-090 - Ouvidoria Geral (84)3232-6389