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14/08/2020 09:55
  • Quiosques de Ponta Negra receberão ação da SMS para evitar Covid-19

A Secretaria Municipal de Saúde de Natal (SMS), por meio do Departamento de Vigilância em Saúde (DVS) e do Setor de Vigilância Sanitária (SVS), desenvolverá, neste sábado, 15, ações com os comerciantes e trabalhadores que atuam na área da orla da praia de Ponta Negra, zona Sul de Natal. Os 28 quiosques dispostos na praia vão receber ações de educação, das 8h30 às 12h, a fim de minimizar os riscos de contaminação pelo novo coronavírus e garantir a segurança dos consumidores. 

 

As ações seguem a estratégia desenvolvida no último dia 8 de agosto, que aconteceu nas praias da Redinha e Praia do Meio, quando foram visitados os quiosques da região com a intenção de desenvolver estratégias de educação e orientações para garantir a segurança sanitária, tanto dos trabalhadores, quanto dos consumidores que frequentam os estabelecimentos, tirando dúvidas sobre os procedimentos e os cuidados que devem ser adotadas no período da pandemia.

 

A visita segue a recomendação dos Critérios Higiênicos-sanitários aos Quiosques, desenvolvidos pelo Departamento de Vigilância em Saúde (DVS) e do Setor de Vigilância Sanitária (SVS), onde são orientadas medidas preventivas que devem ser adotadas para minimizar os efeitos da pandemia de Covid-19.

 

RECOMENDAÇÕES HIGIÊNICO-SANITÁRIAS AOS QUIOSQUES

• Os permissionários dos quiosques devem manter dois trabalhadores, no máximo, na área interna dos estabelecimentos, e eles devem estar devidamente paramentados e cumprindo as recomendações em relação a higiene pessoal, lavagem das mãos e uso de máscara;

 

• Em relação aos clientes, deve ser garantida uma distância mínima de 1,5 m (um metro e meio) entre os consumidores dispostos no local. Os responsáveis pelo estabelecimento devem também disponibilizar uma estrutura adequada para a higienização das mãos, incluindo lavatório abastecido com sabão líquido, papel toalha, lixeiras com acionamento de pedal e álcool em gel (70%) para higienização das mãos;

 

• Os objetos que serão utilizados pelos clientes, como talheres, pratos, copos e demais utensílios, devem ser disponibilizados revestidos com embalagem individual, que os protejam de contaminação, assim como a máquina de cartão deve estar coberta com papel filme para facilitar a higienização e evitar qualquer forma de contágio;

 

• Os comerciantes também devem intensificar, diariamente, os procedimentos de higienização das instalações, como equipamentos, móveis e utensílios usados pelos clientes, após o término de cada atendimento;

 

• Os trabalhadores devem comunicar imediatamente ao empregador a ocorrência de sintomas de síndromes gripais que possam indicar a presença do novo coronavírus no organismo, hipótese em que devem ser afastados do trabalho, conforme determinação médica;

 

• Devem usar máscara durante todo o turno de trabalho, enquanto perdurar a pandemia de Covid-19, realizando a troca a cada turno, ou, quando a mesma estiver úmida;

 

• Devem evitar também conversar e tocar o rosto, o nariz, a boca e os olhos. O uniforme de trabalho deve ser usado exclusivamente durante as atividades; e a higiene pessoal deve ser assegurada, com a lavagem e desinfecção das mãos e antebraços, antes de servir e ou preparar qualquer alimento que será servido.




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