{literal}
Lei de Acesso
 

Faça sua busca pelo site


Notícias

natal.rn.gov.br » Notícias » Notícias

11/08/2020 17:00
  • Semtas continua entrega de kits alimentares e de higiene para idosos

A Prefeitura do Natal, através da Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social (Semtas), prosseguiu, nesta terça-feira (11), com a entrega de kits de alimentação suplementar e higiene, que ao todo contempla três mil usuários atendidos pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV). Hoje, o cronograma atendeu aos grupos de idosos assistidos pelo Centro de Arte e Lazer da Melhor Idade e pela Associação Beneficente de Aposentados e Pensionista Idosos do RN.

 

"Considerando a situação de vulnerabilidade enfrentada pelos usuários do SCFV atendidos pela Semtas, especialmente neste período de pandemia, montamos este cronograma para garantir que todos os usuários desse Serviço possam ser beneficiados com esses kits mensalmente, sendo um de alimentos e outro de higiene. Essa entrega continuará por três meses em substituição a refeições que oferecíamos durante as atividades suspensas por causa da pandemia", explica a secretária Andréa Dias.

 

Os kits contêm aveia em flocos, milho para mungunzá, flocão de milho, adoçante, leite desnatado e chá, além de outros gêneros alimentícios para a nutrição dos idosos. No município do Natal, o SCFV é ofertado pelos centros de convivência da administração pública, pelos Centros de Referência da Assistência Social (Cras), através da Semtas, e por meio de ONGs. Os Centros de Convivência Marly Sarney e Ivone Alves atendem idosos e os Centros de Convivência Redinha, Cidade Nova e Santos Reis, crianças e adolescentes.

 

Cabe ao SCFV, que atende de 6 a 17 anos de idade, o desenvolvimento da autonomia das 305 crianças e adolescentes assistidas a partir dos interesses, demandas e potencialidades de cada faixa etária. Já o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para Idosos, possui um trabalho social que objetiva o desenvolvimento de atividades que contribuam para o fortalecimento de vínculos familiares e do convívio comunitário, a prevenção de situações de risco social e o desenvolvimento da autonomia e de sociabilidade dos idosos. 

 

Foi elaborada uma proposta de distribuição de kits de alimentação e kits de higiene, mantendo todos os cuidados necessários. Contamos com o apoio do Departamento de Proteção Social Básica (DPSB) e do Departamento de Segurança Alimentar (DSA), da Semtas, quanto ao planejamento e concretização das ações de entrega. É importante frisar que também permanecemos atendendo e realizando o acompanhamento dos usuários do SCFV através do teleatendimento realizado pelas equipes dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e dos Centros de Convivência.

 

Atualmente, três mil idosos são assistidos direta e indiretamente pelo Município, uma vez que há 53 grupos independentes, distribuídos nas quatro regiões do município, que também são contemplados pela Prefeitura do Natal, através da Semtas. Para participar do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, o usuário deve procurar o Cras mais próximo para obter informações sobre a oferta do Serviço.



  • Notícias relacionadas




Compartilhar no Facebook   Compartilhar no Twitter   Enviar por E-mail   Gerar para Arquivo/Imprimir  

SEMPLA desenvolvimento. Seguimos as seguintes recomendações de projeto: w3c_aa w3c_xhtml w3c_css