{literal}
Lei de Acesso
 

Faça sua busca pelo site


Notícias

natal.rn.gov.br » Notícias » Notícias

20/07/2020 08:28
  • Professora de Natal integra grupo de finalistas do Prêmio Educador Nota 10
Cedida

A professora de Educação Física da Rede Municipal de Ensino de Natal, Cybele Câmara da Silva, que lecionou no ano de 2019 na Escola Municipal João Paulo II, está entre os 50 educadores selecionados para concorrer ao Prêmio Educador Nota 10, com o projeto “Práticas corporais de aventura na escola”. Os projetos selecionados são de 19 estados e abrangem da Educação Infantil ao Ensino Médio, incluindo a Educação de Jovens e Adultos (EJA). A Escola Municipal João Paulo II está localizada na zona Norte de Natal.

 

Cybele Câmara fez os alunos do 4º ano do Ensino Fundamental experimentarem as sensações da escalada por meio de atividades lúdicas e jogos, adaptando as estruturas e os equipamentos da própria escola. As Práticas Corporais de Aventura (PCA), sugeridas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para os anos finais do Ensino Fundamental, foram dimensionadas adequadamente para a idade.

 

A professora partiu de situações comuns para as crianças, como pendurar-se em galhos, subir e descer das árvores, dos muros e de alambrados das quadras nos recreios e planejou 10 aulas. Em um diário de campo, anotou suas intervenções, as falas e sugestões das crianças e os ajustes necessários. Também registrou a preparação e a participação dos alunos durante um evento escolar, em que foram monitores de um “Espaço de Aventuras” composto por vários equipamentos, entre eles uma rede de pneus para escalada, construída de forma colaborativa. No projeto, a professora montou um quadro resumo com unidades temáticas, objetos de conhecimento, objetivos, estratégias e habilidades trabalhadas e os momentos avaliativos.

 

“O projeto foi fruto da intervenção do mestrado profissional em rede em Educação Física da UFRN. Ele foi desenvolvido com as turmas do 4° ano “A” e 5°ano “B” da escola, com 32 alunos em cada sala, durante os dois últimos bimestres do ano de 2019. A proposta foi construída a partir dos referenciais municipais de Natal, que incluiu as práticas corporais de aventura, também para as turmas dos anos iniciais. A partir dessa reorganização curricular, elaborei uma proposta de aulas sistematizadas e contextualizadas para desenvolver as práticas corporais de aventura com os meus alunos, levando em conta a realidade e estrutura da Escola Municipal João Paulo II”.

 

A professora contou que uma turma fez a escalada e o arvorismo, e a outra a corrida de orientação e a corrida de obstáculos. O projeto também foi apresentado durante a Mostra Literária da Escola com o “Espaço de Aventuras”, que consiste em equipamentos como rede de pneus, escadas de cordas e balanços construídos com a colaboração dos alunos e da equipe da escola”. Atualmente a professora Cybele Câmara integra o quadro de assessores pedagógicos do Departamento de Ensino Fundamental da Secretaria Municipal de Educação de Natal.

 

Prêmio Educador Nota 10

O Prêmio Educador Nota 10 foi criado em 1998 pela Fundação Victor Civita que, desde 2014, realiza a premiação em parceria com Abril, Globo e Fundação Roberto Marinho, reconhecendo e valorizando professores da Educação Infantil ao Ensino Médio e também coordenadores pedagógicos e gestores escolares de escolas públicas e privadas de todo o país. O Prêmio tem o patrocínio da Fundação Lemann, SOMOS Educação e BDO, e o apoio da Nova Escola, Instituto Rodrigo Mendes e Unicef. Desde 2018, o Prêmio Educador Nota 10 é associado ao Global Teacher Prize, prêmio global de Educação.




Compartilhar no Facebook   Compartilhar no Twitter   Enviar por E-mail   Gerar para Arquivo/Imprimir  

SEMPLA desenvolvimento. Seguimos as seguintes recomendações de projeto: w3c_aa w3c_xhtml w3c_css