{literal}
Lei de Acesso
 

Faça sua busca pelo site


Notícias

natal.rn.gov.br » Notícias » Notícias

17/07/2020 17:53
  • Professores da Rede Municipal participam de Formação Online de Ciências
Adrovando Claro

Com o tema “Acolhimento e amorosidade: caminhos para autorregulação emocional em tempos de distanciamento físico”, os professores de Ciências da Natureza da Rede Municipal de Ensino de Natal, realizaram na tarde da quinta-feira (16), a primeira formação online dentro da programação anual da disciplina. O encontro durou duas horas com a participação de 46 professores na plataforma do Google Meet.

De acordo com a assessora pedagógica da Secretaria Municipal de Educação, Kátia Pereira, toda proposta da formação será trabalhar com informações da disciplina com momentos presenciais online e com atividades vivenciais ao longo do ano para complementar a carga horária. “Será a continuação dos diálogos sobre ensinar e aprender em Ciências da Natureza, através desse canal na internet para ampliar as discussões de cunho profissional”, explicou Kátia Pereira.

 
A formação no primeiro momento teve um acolhimento com a professora convidada Sayonara Macedo, psicóloga, que trabalha com o projeto Saúde e Qualidade de Vida, com a vivência “Vida em movimento”, no Centro Municipal de Referência em Educação Aluízio Alves (Cemure). A professora Sayonara mostrou como a atual realidade diante da pandemia vem apresentando uma sistemática do distanciamento social e da labilidade emocional. Foram apresentadas questões como o dilema, engajamento social, afetações, sensações, emoções e comportamentos, incluindo as ferramentas tecnológicas como resolução do conflito.

 
“Há um contato, há uma interação social, não há um contato físico e graças mais uma vez a tecnologia, vai resolvendo um dilema muito grande no nosso sistema, porque a gente precisa desse contato, desse engajamento social. Vamos construindo esse engajamento desde os nossos primeiro momentos, primeiras horas de vida, a partir do nosso cuidador, da nossa cuidadora. É importante nesse período da pandemia que todos observem as emoções, sensações e o comportamento”, afirmou Sayonara Macedo.


Em seguida, a professora Sayonara, aplicou exercícios de relaxamento trabalhando com sistema sensorial e a respiração para os professores. Ocorreu ainda a participação da professora Mona Lisa Dantas, do Setor de Ações e Projetos/SAPEF, realizando um convite para os professores participarem das formações da Disciplina Positiva, que é uma linguagem aplicada em sala de aula para promover o conhecimento numa forma de ajudar adolescentes e crianças. Uma prática sem utilização de gritos, sem castigos, sem punição, sem recompensa, sem chantagens emocionais e até sem o elogio, se educando com muita firmeza e com uma possibilidade diferente e surpreendente. As turmas desta formação serão criadas a partir do mês de agosto.


A formação de Ciências da Natureza será em 12 encontros online, com carga horária de 40 horas e 16 horas de atividades vivenciais, incluindo postagem das atividades na plataforma Google Classroom. As temáticas serão “Demarcando caminhos delineando um processo formativo de ensinar e aprender”, “Ferramentas pedagógicas para o ensino de Ciência”, “Importância da Ciência no contexto pós pandemia”, “Mulher: ser e viver no contexto de pandemia”, “Meio ambiente, uma exposição fotográfica no espaço da Ciência”, “Compartilhando saberes e fazeres” e a avaliação final e confraternização em dezembro. 




Compartilhar no Facebook   Compartilhar no Twitter   Enviar por E-mail   Gerar para Arquivo/Imprimir  

SEMPLA desenvolvimento. Seguimos as seguintes recomendações de projeto: w3c_aa w3c_xhtml w3c_css