{literal}

25/06/2020 18:47
  • Servidores da linha de frente da Semdes e Semtas são testados pro Covid-19
Alex Régis

Foram iniciadas, nesta quinta-feira (25), as testagens para detectar o novo coronavírus nos servidores da Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social (Semtas) e nos integrantes da Guarda Municipal do Natal e Defesa Civil da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes). A ação ocorreu em área aberta no Parque da Cidade, onde foi montada uma estrutura com tendas de apoio e um sistema de drive-thru.

O prefeito Álvaro Dias fez questão de ir ao local e destacou a importância das testagens nos servidores. "Estamos dando continuidade nos testes iniciados na Arena das Dunas. É de grande importância que esses servidores sejam testados, pois eles estão lutando na linha de frente contra o coronavírus" disse.

A secretária da Semtas, Andréa Dias, enfatizou a importância das testagens: "Sabemos bem da importância da saúde de todos e do empenho dos nossos servidores diante da situação pela qual estamos vivendo. Nossos servidores, em sua maioria, está na linha de frente e deve receber essa atenção para inibir o contágio e preservar a saúde de todos.  A gestão do prefeito Álvaro Dias tem esse olhar diferenciado, humano para todos, sem exceção".

Para a realização da testagem, os servidores da Semtas deviam portar contracheque, crachá ou declaração do superior para a realização do teste. O órgão também vem trabalhando de forma constante, com os abrigos instalados para pessoas em situação de rua. A sede da Secretaria também passou por uma desinfecção por todo o seu espaço.

"Agradeço a sensibilidade do prefeito Álvaro Dias por entender que esses profissionais merecem todo o amparo do poder público, pois estão na primeira linha de combate, dando de tudo para que Natal possa sair vitoriosa dessa pandemia”, disse, por sua vez, a secretária da Semdes, Mônica Santos.

O trabalho de testagem foi conduzido pelo Núcleo de Apoio ao Servidor da Guarda Municipal do Natal (Nasgam), que teve seus integrantes habilitados na área de saúde treinados por técnicos da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) para realizar os testes. O Nasgam também está recebendo apoio de guardas municipais que têm habilitação profissional superior ou técnica em enfermagem.