{literal}

04/06/2020 15:55
  • Prefeitura do Natal vai adotar Processo Administrativo Eletrônico
Arquivo

A Prefeitura do Natal dá mais um passo no sentido de modernização do seu sistema administrativo, com a implementação de novos recursos tecnológicos. O Diário Oficial do Município dessa quarta-feira (3) publicou decreto do prefeito Álvaro Dias que “institui no âmbito dos órgãos e entidades que compõem a Administração Pública Municipal de Natal o Processo Administrativo Eletrônico (PAE)”.

“O PAE é um importante instrumento de gestão e administração pública, na medida que melhora e torna mais eficiente a tramitação processual e, também, dá mais transparência porque essa tramitação pode ser observada por todos de um modo muito mais claro e mais direto”, assinala o secretário municipal de Planejamento, Alexsandro Ferreira.

Com a implantação do PAE, diz o secretário, “os documentos que hoje são feitos em papel e com todo o inconveniente de se acumularem e gerarem uma quantidade muito grande de processos físicos, passam a ter um novo tratamento. Os processos físicos existentes serão convertidos e os novos iniciados no formato digital. Mas, isso ainda leva algum tempo, pois as medidas agora são de capacitação e treinamento do pessoal para nova realidade”.

Alexsandro Ferreira também comemora a implantação do PAE como de grande importância para o planejamento municipal. "A falta de agilidade na tramitação processual, por vezes, atrapalha o planejamento à longo prazo, pois impede a continuidade de ações previstas. Nossa expectativa é que o planejamento também possa dar um salto efetivo, porque os dados, os elementos de avaliação, vão ficar mais evidentes”, disse ele, ressaltando o trabalho conjunto das secretarias de Governo, Tributação, Planejamento e Administração, além da Controladoria Geral do Município, na implementação da nova ferramenta.

Para ver o decreto na íntegra clique  https://portal.natal.rn.gov.br/_anexos/publicacao/dom/dom_20200603_c5ef834fe2feb15855817452165538af.pdf