11/09/2019 08:10
  • Semdes debate pauta direcionada a melhorias e valorização da Guarda Municipal
Divulgação

Uma reunião para tratar de pauta específica direcionada a melhoria para os integrantes da Guarda Municipal do Natal (GMN) ocorreu na tarde da segunda-feira (09/09), quando a titular da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes), Sheila Freitas, recebeu em seu gabinete o presidente do Sindicato dos Guarda Municipais do Rio Grande do Norte (Sindguardas-RN), Rogério de Souza Júnior.

A reunião contou com as participações do comandante da GMN, Alberfran Grilo, do subcomandante de Segurança, Carlos Cruz, da chefe de gabinete da Semdes, Luciana Lima, e de membros da diretoria administrativa do Sindguardas.

Na oportunidade, foram conversados temas relacionados ao Plano de Cargos, Carreiras e Salários da categoria, concurso público para o cargo de guarda municipal, avanços na estrutura física da corporação, além de capacitação e aquisição de equipamentos direcionados ao aperfeiçoamento dos serviços de segurança pública realizado pela corporação no âmbito da capital.

A pauta discutida já vem sendo tratada e equacionado pela gestão da Semdes há alguns meses, possibilitando avanços importantes relacionados à estruturação da GMN, a exemplo de investimentos realizados pela Prefeitura e entregues no último mês de abril, como cinco novas viaturas operacionais modelo SUV Citroên Aiscross 1.6, que estão sendo utilizadas no patrulhamento das ruas da capital; aquisição de 100 coletes balísticos dissimulados de qualidade superior aos já utilizados pela corporação; 25 mil munições para municiar o armamento letal utilizado pelos guardas municipais no serviço de patrulhamento; e 30 pistolas semiautomáticas da marca Taurus e calibre 380 (R$ 112.032,90).

No encontro, ficou acertado que novas medidas serão tomadas com foco maior na valorização do servidor da GMN e no aperfeiçoamento do serviço de segurança preventiva operado cotidianamente pela corporação em prol da população de Natal.