Lei de Acesso
 

Faça sua busca pelo site


Notícias

natal.rn.gov.br » Notícias » Notícias

10/09/2019 14:45
  • CMEI Professora Maria Eunice Davim realiza Feira de Passarinhos e Ninhos
Divulgação

O Centro Municipal de Educação Infantil Professora Maria Eunice Davim promoveu na tarde da última segunda-feira (09/09), a Feira de Passarinhos e Ninhos, com as crianças do Nível IV do turno vespertino. As crianças produziram tudo que estava exposto, desde os ninhos e pássaros feitos com cartolinas, até o convite e cartazes.

 

 

As crianças apresentaram os pássaros, que foram feitos por elas, com material de papel, para todas as turmas e funcionários do CMEI. Entre as espécies apresentadas tinham verdadeiras espécies regionais e outras espécies criadas por eles, onde escolheram os nomes, o alimento e as características dos animais.

 

 

Segundo a idealizadora do projeto, a professora Silvana Medeiros da Silva, a ideia surgiu a partir de uma música que as crianças gostam muito, chamada João de Barro. “Depois que eles demonstraram interesse, nós começamos a pesquisar sobre pássaros, essa pesquisa aconteceu em colaboração com as famílias. Também assistimos vídeos, leitura de textos, contamos histórias e fomos construindo o conhecimento com eles, principalmente através da linguagem artística”, afirmou a docente.

 

 

O aluno Isaac Mariano Medeiros, de quatro anos, explicou como se comporta o bem-te-vi, pássaro que ele pesquisou. “Ele gosta de cantar, de comer insetos e frutas, e também de voar”.

 

As crianças também puderam levar seus pássaros para o CMEI, criando uma discussão sobre as formas adequadas de tratá-los, como alimentá-los corretamente e como criar um ambiente adequado para eles. O projeto “Feira de Passarinhos e Ninhos”, não só apresenta as espécies de pássaros para as crianças, mas também estimula a criatividade e ensina a ter respeito aos animais.

 

 

A diretora administrativa Maria Cristina da Silva explicou: “trata-se de um estudo surgido da necessidade, do interesse das crianças, ao observar um único pardal que visita o refeitório do CMEI. Questionavam o porquê dele estar só, e procuravam um nome para o passarinho. Como haviam cantado na semana da família no CMEI, uma canção com pássaros, fez se o link para este projeto, cuidando em estudar espécies, sons produzidos e particularidades”.

 

 

“Para a gestão, este trabalho é imprescindível porque parte do mais singelo elemento que está em Educação Infantil, que é o protagonismo nos espaços, na rotina, na condução e intencionalidade do fazer educativo, pois torna-se um conhecimento inesquecível para as crianças, visto ter “nascido” da curiosidade deles. Vivemos para isto: ver as crianças despertarem e buscarem seus saberes com alegria e curiosidade”, concluiu a diretora.   


Compartilhar no Facebook   Compartilhar no Twitter   Enviar por E-mail   Gerar para Arquivo/Imprimir  
SEMPLA desenvolvimento. Seguimos as seguintes recomendações de projeto: w3c_aa w3c_xhtml w3c_css