Lei de Acesso
 

Faça sua busca pelo site


Notícias

natal.rn.gov.br » Notícias » Notícias

09/09/2019 23:10
  • Prefeito participa de sessão solene na CMN em homenagem aos 302 anos das Quintas
Alex Régis

O prefeito de Natal, Álvaro Dias, participou, na noite desta segunda-feira (09/09), da Sessão Solene em homenagem aos 302 anos do bairro das Quintas. A solenidade ocorreu na Câmara Municipal de Natal por propositura do vereador e presidente da Câmara Municipal, Paulinho Freire, e contou com a presença de vereadores, autoridades e dezenas de moradores que foram homenageados.

 

 

Álvaro Dias fez questão de ressaltar a importância do bairro que deu vários filhos ilustres à capital. “É uma homenagem muito merecida que o bairro das Quintas recebe hoje da Câmara Municipal pelos seus 302 anos. Homenagem justa para o reconhecimento de sua história e serviços prestados na história de Natal. Daqui, saíram vários filhos ilustres, de extrema importância cultural, empresarial, desportiva e política”. O chefe do executivo acrescentou que a região tem recebido investimentos municipais importantes para melhorias na saúde, educação, segurança e infraestrutura.

 

 

Entre as personalidades homenageadas, estava a procuradora do Tribunal Regional Eleitoral, Lígia Regina Limeira, que falou sobre sua relação com o bairro. "Um apreço que começou há dois anos, quando a comunidade completou 300 anos. Os moradores me procuraram por causa do Setembro Cidadão, campanha que desenvolvo junto com o juiz Jarbas Bezerra, e perguntaram como eu poderia ajudá-los. Desde então, abracei a causa, mergulhei nos assuntos da comunidade e me apaixonei pelas pessoas, principalmente pela devoção que elas têm com a própria história e cultura".

 

 

A ORIGEM

O bairro das Quintas surgiu no caminho que ia para Macaíba e o Seridó, num prolongamento do bairro do Alecrim. Ali, existiam sítios e granjas que foram adquiridos pelos portugueses e depois a região ficou conhecida como Quinta Velha. Durante a administração de Sylvio Pedroza, o local recebeu um dos primeiros calçamentos, que compreendia a Rua Nova, a Rua Mário Negócio, até a Rua dos Pêgas, integrando-as com a Avenida 12, até o Alecrim.  Nesta época, existia uma linha de ônibus que retornava em frente ao mercado e um galpão também foi construído para venda de produtos trazidos de Extremoz como bolos e grude e uma feira livre acontecia do sábado para o domingo.

 

 

Por mais de 20 anos, as Quintas foram o limite da cidade ao Norte, onde havia a “corrente”, local de parada obrigatória de veículos para inspeção dos guardas da fiscalização estadual. Era popularmente conhecida como "Quintas Profundas". Nas Quintas, instalou-se o primeiro matadouro de Natal, onde hoje funciona a sede da URBANA, e o bairro também, já teve um cinema, o Cinema São José. O bairro das Quintas foi oficializado pela Lei nº. 251, de 30 de setembro de 1947, na administração do Prefeito Sylvio Piza Pedroza, e teve seus limites redefinidos na Lei nº. 4.330, de 05 de abril de 1993, publicada no Diário Oficial em 07 de setembro de 1994.

 

 

Com cerca de 40 mil habitantes, o segundo maior bairro da zona oeste da cidade, possui hoje uma intensa atividade comercial, reunindo pequenas e grandes lojas além de inúmeras empresas de prestação de serviços. Dispõe de dois hospitais de referência estadual, que são o Giselda Trigueiro e o Luís Antônio, e é eixo educacional para toda a região ao redor dele, como Guarita e bairro Nordeste, com 7 escolas estaduais, 3 CMEIs e 2 escolas municipais.


Compartilhar no Facebook   Compartilhar no Twitter   Enviar por E-mail   Gerar para Arquivo/Imprimir  
SEMPLA desenvolvimento. Seguimos as seguintes recomendações de projeto: w3c_aa w3c_xhtml w3c_css