09/09/2019 16:51
  • Olimpíada Brasileira de Matemática premia alunos da Rede Municipal de Ensino

Alunos da Rede Municipal de Educação de Natal participaram da solenidade de premiação da 14ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) 2018. A premiação estadual aconteceu na tarde da última sexta-feira (06/09), no auditório do Centro Municipal de Referência em Educação Aluízio Alves (Cemure), no bairro de Nossa Senhora de Nazaré.

Presentes na solenidade, estavam os estudantes, pais, professores, gestores e autoridades do estado. Nesta edição da OBMEP, em um universo de mais de 18 milhões de estudantes, as unidades municipais de Natal foram premiadas com a conquista de um aluno medalhista de bronze e dez estudantes, que receberam o certificado de Menção Honrosa. No total, participaram 30 escolas de Ensino Fundamental da Rede, das turmas do 6º ao 9º ano e Educação de Jovens e Adultos (EJA).

A medalha de bronze foi conquistada pelo estudante Joel Gil Medeiros de Oliveira, de 14 anos, da Escola Municipal Professor José Melquíades de Macedo. O estudante contou que gosta da área de exatas e que além de estudar regularmente na escola, também realiza exercícios em casa. “Estudo todos os dias também em casa”.

Joel de Oliveira disse que estava muito feliz com a premiação da medalha de bronze. “Minha primeira tentativa foi justamente no ano de 2018 e fiquei bastante feliz em ser medalhista. Este ano, já realizei a primeira fase e estou aguardando o resultado para me dedicar a segunda fase”, disse. Atualmente, Joel de Oliveira cursa o 8º ano da Escola Municipal Professor Waldson José Bastos Pinheiro.

A diretora da E. M. Waldson Pinheiro, Maria do Socorro Medeiros, ressaltou que Joel de Oliveira é um excelente aluno. “Ele é muito elogiado pelos professores. É um orgulho para a Rede Municipal, pois em um universo de milhões de alunos, termos um medalhista na Olimpíada de Matemática. O pai de Joel ficou bastante orgulhoso com a conquista do filho”, contou a diretora.

Para a assessora pedagógica da SME, Sonnaydh Miltre, é importante que os alunos da Rede Municipal possam sempre participar da olimpíada. “O objetivo da OBMEP é descobrir talentos e estimular o estudo da matemática, contribuindo com a qualidade da educação básica”, afirmou a professora. A equipe de matemática da SME é formada pelos assessores pedagógicos Vitor Nobrega, Romeica Cristina Gondin e Sonnaydh Miltre.

OBMEP

A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) é um projeto nacional dirigido às escolas públicas e privadas brasileiras, realizado pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada - IMPA, com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), e promovida com recursos do Ministério da Educação e do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC).

Criada em 2005 para estimular o estudo da matemática e identificar talentos na área, a OBMEP tem como objetivos principais: estimular e promover o estudo da Matemática; contribuir para a melhoria da qualidade da educação básica, possibilitando que um maior número de alunos brasileiros possa ter acesso a material didático de qualidade; identificar jovens talentos e incentivar seu ingresso em universidades, nas áreas científicas e tecnológicas; incentivar o aperfeiçoamento dos professores das escolas públicas, contribuindo para a sua valorização profissional e promover a inclusão social por meio da difusão do conhecimento.

O público-alvo da OBMEP é composto de alunos do 6º ano do Ensino Fundamental até último ano do Ensino Médio. Em 2018, mais de 18 milhões de alunos participaram da olimpíada.

Menção Honrosa:

Nível 1