09/09/2019 16:36
  • Rede Municipal de Ensino participa do Desfile Cívico de 7 de Setembro
Adrovando Claro

A Rede Municipal de Ensino de Natal participou ativamente do desfile cívico da capital potiguar no sábado (07/09), com a representação de 80 estudantes do Projeto Escola de Música Severino Cordeiro, que acontece na Escola Municipal Ferreira Itajubá, e 70 alunos da Escola Municipal 4º Centenário.

A assessora pedagógica do Setor de Cultura e Desportos, Ana Arleide Oliveira, falou da importância da participação dos alunos na parada cívica. “Há 10 anos que conseguimos inserir estudantes da Rede Municipal de Ensino no desfile organizado pelas Forças Armadas. O objetivo é despertar o espírito cívico dos alunos”.

O aluno da Escola Municipal 4º Centenário, Jeanderson dos Santos Ferreira, de 16 anos, estava bastante empolgado em participar do desfile. “Para mim, o importante em participar do desfile de 7 de setembro é despertar o sentimento cívico que existe em mim. Estou bastante feliz em desfilar e olhar no rosto das pessoas que estão assistindo”.

O ex-aluno da E. M. Ferreira Itajubá, Caio da Silva Gomes, de 14 anos, continua no projeto da banda e falou da emoção de tocar na abertura da parada cívica de Natal. “O sentimento de desfilar aqui é que estamos representando o nosso pais com música que é uma arte de grande beleza. Estou muito feliz em fazer o que mais gosto”.

O coordenador do Projeto Escola de Música Severino Cordeiro, Anderson Alves, que participa do projeto desde 2002, falou do empenho de todos em participar. “É uma data muito importante, pois durante todo o ano ensaiamos dobrado com as músicas que serão tocadas no mês de setembro. O dia 7 de setembro é o ápice. É a consagração de tudo aquilo que fazemos durante todo o ano. Além disso, a gente está demostrando uma ação social cívica”.

“Para mim, é muito importante, porque minha filha gosta. Ela toca desde os nove anos de idade. Para ela, é um sonho e eu estou bastante feliz. O projeto da banda é muito bacana para esses jovens”, disse Jussara Araújo, mãe de Gabriela, de 15 anos. A adolescente é ex-aluna da escola, mas permanece tocando na banda de música.

O desfile contou com 2.750 participantes de 18 escolas das redes pública e privada de Natal, e 15 instituições cívicas. Além de 1.500 militares e mais 190 veículos.