06/09/2019 20:25
  • Guarda Municipal é homenageado na Assembleia Legislativa
Divulgação

O agente da Guarda Municipal do Natal (GMN), Sérgio Mário Teixeira, foi homenageado pela Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte (AL-RN), em solenidade que aconteceu na manhã desta sexta-feira (06/09), no plenário da Casa Legislativa Estadual. A honraria foi concedida dentro do Projeto Setembro Cidadão, que destacou aquelas pessoas que ajudam na construção da cidadania da sociedade potiguar.

O momento contou com a participação da titular da Secretaria de Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes), Sheila Freitas, e do comandante da GMN, Alberfran Grilo. “É uma homenagem merecida que orgulha a Semdes e a Guarda Municipal do Natal”, comentou a secretária.

No momento do recebimento da homenagem, o guarda municipal Sérgio Mário agradeceu a lembrança do seu nome e dedicou a placa à corporação que faz parte há 25 anos. As galerias da Assembleia Legislativas foram tomadas por pessoas que vieram prestigiar o momento, como guardas municipais, servidores da Semdes, agentes lotados no projeto social Agente Mirim Ambiental de Natal (Amana), parentes e amigos.

Desde de 2009 que o GM Sergio Mário atua no programa social de segurança preventiva da GMN denominado Semente Cidadã, que atende cerca de 180 crianças e adolescentes com idades entre 08 e 16 anos. As atividades são desenvolvidas regularmente por instrutores da GMN nas instalações do Ginásio Poliesportivo Nélio Dias, na zona Norte da capital. O objetivo primordial do Semente Cidadã é a promoção da paz social e a integração comunitária, alcançadas através de práticas esportivas, culturais e educacionais.

Participaram ainda do evento a chefe de gabinete da Semdes, Luciana Lima, o subcomandante de Segurança da GMN, Carlos Cruz, o Ouvidor da GMN, João Gilderlan, o corregedor da GMN, Lênio Jácome, a diretora do Núcleo de Apoio ao Servidor da Guarda Municipal (Nasgam), Fátima Miranda, e outros

O Setembro Cidadão faz parte do Programa Brasileiro de Educação Cidadã (Probec). Já o mês de setembro foi escolhido por ser marco de celebrações de várias datas em torno do tema. Os dias 6, 7, 8 e 10 de setembro, por exemplo, são respectivamente: Dia da Oficialização da Letra do Hino Nacional; Dia Nacional da Alfabetização; Dia da Educação Cidadã e o mês Setembro Cidadão no Rio Grande do Norte.