14/08/2019 15:00
  • Educação de Natal vai participar da maratona Hackaton na Campus Party
Nathália Nunes

Durante a realização da Campus Party Natal, a Secretaria Municipal de Educação (SME) vai participar de uma série de atividades. Entre elas, o Hackaton - que é uma espécie de maratona de programação que reúne pessoas para criarem, juntos, soluções tecnológicas – podendo ser de forma colaborativa ou em uma competição com um tema ou desafio.

A ação consiste em um time formado para que seja criado um protótipo de um sistema que impacte de forma positiva em um determinado tema. Na manhã desta quarta-feira (14), representantes da SME participaram de uma reunião na Secretaria Municipal de Planejamento (Sempla) com a organização da Campus Party.

Além da SME, vai participar do Hackaton a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), que foram instruídas para selecionarem pessoas para determinadas funções dentro da competição, como juízes, mentores e o apresentador principal, para que, dessa forma, os competidores possam tomar conhecimento da temática e das necessidades de cada secretaria, com o propósito de criarem soluções a partir do problema apresentado.  Qualquer pessoa com idade mínima de 16 anos pode participar da equipe. Cada equipe terá 24 horas para entregar seu protótipo.

“Acreditamos que a problemática apresentada será de grande utilidade social. É uma grande oportunidade para os jovens apresentarem seus talentos diante das tecnologias que hoje fazem parte do mundo”, destacou a secretária adjunta de Gestão Pedagógica da SME, professora Ednice Peixoto.

Segundo o chefe do Setor de Informática da SME, Eliudson Raphael Oliveira da Silva, a participação dos estudantes e professores durante o evento é de grande importância para o desenvolvimento de habilidades tecnológicas. “Nossa participação na Campus Party tem o intuito de inserir crianças e jovens nessas tecnologias para que eles possam impactar positivamente no nosso futuro”.

A Campus Party é pioneira em maratonas no modelo “Hackaton” com propósitos sociais. Já foram realizados desafios com temas voltados para a Educação, Saúde, Segurança Pública, Tecnologias Assistivas, Mobilidade e Cultura, além de empresas e órgãos governamentais parceiros para o desenvolvimento de soluções tecnológicas para os cidadãos.

O evento é considerado a maior experiência tecnológica do mundo que une jovens geeks em torno de um festival de inovação, criatividade, ciências, empreendedorismo e universo digital, com o objetivo principal de ajudar a criar espaços para que a energia das novas gerações digitais encontre um lugar para reescrever o código fonte do mundo.