14/08/2019 13:15
  • Planta Natal inicia maratona de plantio nas escolas nesta quinta
Alex Régis

O projeto Planta Natal, lançado no início de junho, entra em uma nova fase: “Maratona das Escolas”. A partir desta quinta-feira (15), a Prefeitura do Natal fará muito mais plantios de mudas nas Escolas e Centro Municipais de Educação Infantil. Foram escolhidos estabelecimentos de ensino nas quatro zonas da capital potiguar. O CMEI Maria Luiza Santos de Souza, no bairro do planalto, será o primeiro dessa etapa com o plantio de 21 mudas, sendo seis no pomar e 15 na área externa, às 9h.

Nesta quarta-feira (14), a secretária de Esportes e Lazer, Danielle Mafra, reuniu os professores do Maria Luiza para uma palestra sobre o projeto. A ideia é envolver toda a comunidade escolar, inclusive pais de alunos. “Queremos que eles se sintam parte do processo. Por isso, trouxemos para perto das crianças. O maior legado desse programa é o processo de arborização da cidade. Eles irão plantar aqui na escola, mas podem também plantar em casa. Com isso, elas passam a ter o espírito de preservação do meio ambiente desenvolvido”, explica a secretária.

O projeto Planta Natal já superou a marca de 1.400 mudas plantadas e a meta é distribuir 20 mil por toda a cidade. Durante a “Maratona das Escolas” serão plantadas aproximadamente 227 espécies, começando nesta quinta no Maria Luíza, e sexta, na Escola Municipal Professora Maria Dalva Gomes Bezerra (Zona Norte – até 21 árvores), dia 22/8 – CMEI Professora Terezinha de Jesus Souza de Lima (Zona Norte – até 15 árvores), dia 23/8 – Escola Municipal Professora Tereza Satsuqui Aoqui (Zona Sul – até 86 árvores), dia 28/08 – Escola Municipal Professor Laércio Fernandes Monteiro (Zona Leste – até 60 árvores e 31/08 – Escola Municipal Professora Francisca Ferreira (Zona Oeste – até 26 árvores). Nessas duas últimas, a Prefeitura do Natal realizará, simultaneamente ao Planta Natal, o programa Participa Natal.

Segundo Danielle Mafra, além da questão ambiental, o plantio na escola é uma oportunidade de experiência pedagógica. O professor do CMEI Maria Luiza, Bezângelo Pereira, educador há 10 anos concorda com a secretária. Ele afirma que o Centro já trabalha com os conceitos de Meio Ambiente, inclusive com o plantio de hortas. “É muito importante que a criança adquira a experiência com o cuidado com o Meio Ambiente, com a Mãe Terra para que o nosso futuro seja preservado”, comentou o professor. O Maria Luíza funciona com 15 professores e assistentes e possui 308 alunos matriculados. O estabelecimento de ensino festeja 10 anos de criação com a chegada do Planta Natal.