08/08/2019 16:32
  • Divulgada lista das personalidades que serão agraciadas com a Comenda Waldson Pinheiro

Considerando a relevância de serviços prestados ao Município do Natal na área da Educação e/ou Cultura, seis personalidades foram indicadas para receber a XVI edição da Comenda “Mérito em Educação Professor Waldson José Bastos Pinheiro”. A lista foi publicada no Diário Oficial do Município (DOM), desta quinta-feira (08).

Serão homenageados: Leda Andrade Oliveira de Sales; Getúlio Marques Ferreira; Vera Lúcia Santin Poletto; Maria de Fátima Mota Moraes Lopes; Maria Filomena Néri Vieira de Carvalho Pinto e Cláudia Sueli Rodrigues Santa Rosa.   A seleção foi feita pelo Conselho Municipal de Educação - CME. O conselho forma uma comissão que avalia o currículo, biografia e vasta documentação para comprovar o mérito da comenda.

De acordo com a presidente do CME, professora Maria Cristina Leandro, a comenda é uma distinção honorífica e que foi criada para premiar e reconhecer educador ou educadora ou ainda instituição educacional que tenha desenvolvido um bom trabalho, principalmente na rede municipal de ensino de Natal. Também pode ser indicada uma referência na educação do estado, na educação nacional e serem, ainda, agraciadas pessoas que têm reconhecimento internacional, proativas e que dedicaram a vida a pensar em melhorias na qualidade da educação para a população da rede pública de ensino.

A secretária municipal de Educação, professora Cristina Diniz, ressaltou que a Comenda Waldson Pinheiro é uma premiação relevante e que reconhece, com critérios documentais, o trabalho de profissionais que têm dedicação para a educação em Natal e no Rio Grande do Norte. “Ficamos muito felizes com a indicação de todos os condecorados”.  A titular da SME comentou sobre a indicação da professora Maria Filomena Néri. Dentre os nomes, temos uma pessoa muito querida e que trabalha bastante pela Educação Infantil do Município de Natal, que é a professora Filomena. Ela sempre disponível na realização dos cerimoniais da SME, e também participa de congressos, seminários, eventos na UFRN, comissões e fóruns. Toda a equipe da SME está feliz com a indicação de Filó. Ela merece receber essa grande homenagem”, elogiou Cristina.

Comenda Waldson Pinheiro

Em atenção a uma proposta apresentada, no dia 28 de outubro de 1999, pela ex-secretária de Educação de Natal, Profa. Eleika Bezerra Guerreiro, a Prefeitura do Natal decidiu comungar do desejo de tornar mais efetivo o reconhecimento deste Município ao Professor Waldson José Bastos Pinheiro (in memoriam), prestando-lhe homenagem ao dar seu nome a uma comenda de tão significativo valor.

O professor Waldson Pinheiro fez jus à tão significativa homenagem, pois foi um dos maiores educadores do Rio Grande do Norte e, em especial, do Município de Natal. Foi um homem e, notadamente, um educador à frente do seu tempo. A sua biografia é uma página que merece destaque. Waldson Pinheiro, potiguar de coração, aqui aportou, adotou esta como se fosse a sua terra natal.

A Comenda “Mérito em Educação Prof. Waldson José Bastos Pinheiro” foi criada pela Lei nº 5.148, de 22 de dezembro de 1999, regulamentada pelo Decreto nº 6.589, de 12 de outubro de 2000, alterado pelo Decreto nº 8.286, de 9 de outubro de 2007.