Lei de Acesso
 

Faça sua busca pelo site


Notícias

natal.rn.gov.br » Notícias » Notícias

02/08/2019 11:50
  • Agosto Lilás: Semul promove ações de combate a violência contra mulher

A Prefeitura do Natal, através da Secretaria Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres (Semul), promove uma vasta programação para o Agosto Lilás 2019, uma campanha nacional que tem como objetivo sensibilizar a sociedade para o fim da violência contra as mulheres. O Agosto Lilás também é uma referência ao mês de aniversário da Lei Maria da Penha, que este ano completa 13 anos de existência, um marco para o enfrentamento à violência contra a mulher.

 

A programação especial desenvolvida pela Semul foi pensada em quatro eixos temáticos e distribuída ao longo das quatro semanas do mês. Todas as atividades serão realizadas no Centro de Referência da Mulher Elizabeth Nasser, que fica na Av. Bernardo Vieira, nº2280. A abertura será na próxima segunda-feira (05), às 9h. A temática da primeira semana será voltada para “Saúde da Mulher e Auto Proteção”, trazendo atividades educativas que acontecerão das 9h30 às 17h. Serão realizados testes rápidos, distribuição de preservativos e orientação odontológica para as crianças. No dia 09 haverá uma oficina de defesa pessoal, das 9h às 11h, com Lívia Freire, ex-professora de defesa pessoal da Casa Abrigo do Estado da Paraíba.

 

A segunda semana, “Semana da Orientação Jurídica”, contará com um roda de conversa no dia 12, das 9h às 11h, sob a mediação da delegada da DEAM SUL Helena Cristina Aguiar. Dia 15, no mesmo horário, a roda de conversa será conduzida pela advogada Kelli França.

 

“Semana do Empreendedorismo feminino” é o tema da terceira semana do Agosto Lilás da Semul. Dia 19, às 9h, a analista técnica do Sebrae/RN e gestora do Projeto de Negócios de Impacto Social, Mona Paula Nóbrega, ministrará a palestra sobre empreendedorismo feminino. Dia 21, às 9h, será realizada a Oficina de Entrevista de Emprego e Formulação de Currículo. Dia 22 haverá dois momentos, às 9h uma roda de conversa com a empresária Gabriela Medeiros da Matersol, cujo tema é “Empreendendo com Gabi”, e às 10h uma oficina de carteiras com Gilmária Oliveira.

 

Para encerrar o mês da campanha do Agosto Lilás, a Semul traz para a quarta semana o tema “Semana da AutoEstima”, voltada exclusivamente para usuárias do CREN, com o Bazar Lilás das 9h às 17h, do dia 26 e atividades no dia 29 como roda de conversa sobre autocuidado com Anne Marjorie, atendimento na área de beleza e o encerramento da campanha.

 

“Com o Brasil ocupando o 5º lugar no ranking mundial de violência contra a mulher, uma mulher sendo assassinada a cada duas horas no país, há muito o que se fazer para transformar essa realidade, essa cultura enraizada da violência doméstica e familiar contra a mulher. A Prefeitura do Natal, através da Secretaria Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres, tem trabalhado com afinco e muito comprometimento no enfrentamento à violência contra as mulheres, desenvolvendo políticas públicas que focam na proteção, autoestima, emancipação financeira, promoção social, cultural e política das mulheres, através de nossos equipamentos, realizando ações e campanhas como essa, o Agosto Lilás”, destaca Andréa Ramalho Alves, secretária da SEMUL.


De janeiro a julho deste ano foram atendidas 959 mulheres no Centro de Referência da Mulher Elizabeth Nasser (CREN), e 45 mulheres foram acolhidas na Casa Abrigo Clara Camarão (CACC) durante o mesmo período.

 

COMO DENUNCIAR

A Prefeitura Municipal do Natal dispõe do 0800 281 8000 para informações, dúvidas e denúncias de violência contra a mulher, além do 180, Central de Atendimento à Mulher Nacional, um serviço público e confidencial, que funciona 24 horas por dia. Para registrar o boletim de ocorrência e prestar declarações, basta procurar a delegacia especializada de crimes contra a mulher (DEAM). Se na sua cidade não houver uma delegacia especializada, procure a delegacia mais próxima à sua casa.

 

 

CENTRO DE REFERÊNCIA ELIZABETH NASSER (CREN)

O CREN é um espaço de acolhimento/atendimento psicológico, social, orientação e encaminhamento jurídico à mulher em situação de violência, que visa proporcionar suporte para a superação da situação de violência, contribuindo para o fortalecimento da mulher e o resgate da sua cidadania.

 

CASA ABRIGO CLARA CAMARÃO

O Programa Casa Abrigo Clara Camarão (CACC) da SEMUL dispõe dos serviços de moradia protegida e atendimento integral às mulheres em situação de risco de morte iminente, em razão da violência doméstica e familiar. Trata-se de um serviço de caráter sigiloso e temporário, onde as usuárias e seus dependentes menores poderão permanecer por um período determinado, durante o qual deverão reunir condições necessárias para retomar o curso de suas vidas. Enquanto permanecem na Casa, a mulher e seus filhos recebem acompanhamento psicossocial e jurídico, que acompanha a garantia, pela Justiça, das medidas protetivas necessária para que possam retomar suas rotinas com segurança.

 

PROGRAMAÇÃO AGOSTO LILÁS

Semana da Saúde da Mulher e Autoproteção

Data: 05/08/2019

Local: Centro de Referência da Mulher Elizabeth Nasser - Av. Bernardo Vieira, nº2280

9h – Abertura

9h30 às 17h – Atividades educativas em saúde (UBS MIRASSOL: realização de testes rápidos, distribuição de preservativos e orientação odontológica para as crianças).

 

Data: 09/08

Local: Centro de Referência da Mulher Elizabeth Nasser - Av. Bernardo Vieira, nº2280

9h às 11h: Oficina de defesa pessoal com Lívia Freire.

 

Semana da Orientação Jurídica

Data: 12/08

Local: Centro de Referência da Mulher Elizabeth Nasser - Av. Bernardo Vieira, nº2280

9h às 11h: Roda de conversa sobre Medida Protetiva com delegada da DEAM SUL Ms. Helena Cristina Aguiar.

 

Data: 15/08

Local: Centro de Referência da Mulher Elizabeth Nasser - Av. Bernardo Vieira, nº2280

9h às 11h: Roda de conversa com a advogada Ms. Kelli França.

 

Semana do Empreendedorismo Feminino

Data: 19/08

Local: Centro de Referência da Mulher Elizabeth Nasser - Av. Bernardo Vieira, nº2280

9h: Palestra sobre empreendedorismo feminino com a analista técnica do Sebrae/RN, Mona Paula Nóbrega (Gestora do Projeto de Negócios de Impacto Social)

 

Data: 21/08

Local: Centro de Referência da Mulher Elizabeth Nasser - Av. Bernardo Vieira, nº2280

9h: Oficina de Entrevista de Emprego e Formulação de Currículo.

 

Data: 22/08

Local: Centro de Referência da Mulher Elizabeth Nasser - Av. Bernardo Vieira, nº2280

9h: Roda de conversa com a empresária Gabriela Medeiros da Matersol, “Empreendendo com Gabi”.

10h: Oficina de carteiras com Gilmária Oliveira.

 

Semana da Autoestima (exclusiva para usuárias do CREN)

Data: 26/08

Local: Centro de Referência da Mulher Elizabeth Nasser - Av. Bernardo Vieira, nº2280

9h às 17h: Bazar Lilás

 

Data: 29/08

Local: Centro de Referência da Mulher Elizabeth Nasser - Av. Bernardo Vieira, nº2280

9h: Roda de conversa sobre Auto Cuidado com Anne Marjorie

10h: Atendimento na área da beleza

13h: Encerramento


Compartilhar no Facebook   Compartilhar no Twitter   Enviar por E-mail   Gerar para Arquivo/Imprimir  

SEMPLA desenvolvimento. Seguimos as seguintes recomendações de projeto: w3c_aa w3c_xhtml w3c_css