Lei de Acesso
 

Faça sua busca pelo site


Notícias

natal.rn.gov.br » Notícias » Notícias

01/08/2019 15:43
  • Assessores pedagógicos da SME participam de formação do projeto “Vida em Movimento”
Manoel Barbosa

“É um privilégio muito grande poder dentro de uma instituição de educadores, que muitas vezes ficam concentrados na escrita, com a palavra e o pensamento, existir esses momentos. Estamos vivendo em um mundo superficial, materialista e qualquer que seja a ação que permita que a gente entre em contato com o nosso corpo, essência, e com os nossos sentimentos e sensações, é de extrema importância”, declarou a assessora pedagógica Giovanna Araújo, durante formação dos assessores do Departamento de Ensino Fundamental (DEF) da Secretaria Municipal de Educação.  

 

O encontro de formação aconteceu na manhã desta quinta-feira (1º), com o tema “Vida em Movimento” e foi conduzido pela psicóloga Sayonara Macêdo, no Centro Municipal de Referência em Educação Aluízio Alves (Cemure).  

 

Na ocasião, Sayonara realizou uma apresentação do projeto “Vida em Movimento”, que traz contribuições de várias áreas, inclusive, da psicologia somática. Psicóloga clínica, ela tem formação em yoga e experiência em dança contemporânea e, reunindo esses conhecimentos, faz a abordagem somática, que, na psicologia, significa a integração avançada para integrar corpo, energia e consciência. “O objetivo da oficina é trabalhar na sensibilização, então ficamos trabalhando bastante com as áreas subcorticais do cérebro (sensação e emoção)”.  

 

A psicóloga Sayonara Macêdo destaca as atividades com os assessores do DEF. “Começamos com uma poesia, depois realizamos exercícios do yoga, solturas das articulações, movimentação do corpo, sempre atento a respiração, ouvimos músicas e trabalhamos a questão do engajamento social, além de uma atividade com carga dramática. No final a gente integra, com meditação, relaxamento e dança”.  

 

A assessora pedagógica do DEF, professora Rosa Magda dos Santos, explicou que esse foi primeiro encontro do ciclo de formações para os assessores do Departamento de Ensino Fundamental. “Convidados os assessores para vivenciarmos momentos de autoformação, buscando harmonizar as emoções, sensações e sua inteireza como humano, permitindo um trabalho mais humanescente”.


Compartilhar no Facebook   Compartilhar no Twitter   Enviar por E-mail   Gerar para Arquivo/Imprimir  

SEMPLA desenvolvimento. Seguimos as seguintes recomendações de projeto: w3c_aa w3c_xhtml w3c_css