31/07/2019 14:42
  • Semdes e Semurb assinam convênio de criação da Ronda de Proteção Ambiental da GMN
Divulgação SEMDES

Os secretários municipais de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes), Sheila Freitas, e o de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb), Daniel Nicolau, assinaram na manhã desta quarta-feira (31) um convênio que trata da criação da Ronda de Proteção Ambiental (Ropam) da Guarda Municipal do Natal (GMN). A iniciativa busca fortalecer as ações de combate e prevenção de delitos relacionados ao meio ambiente na capital potiguar.

Nesse primeiro momento, a medida vai contemplar um reforço na segurança da área onde está localizado o Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte. A medida amplia o efetivo de guardas municipais que atuam no patrulhamento das trilhas pavimentadas e naturais do Parque, como também reforça guarnições nas entradas e saídas da unidade de conservação.

A secretária da Semdes, Sheila Freitas, ressaltou que a medida vem se somar a outras já tomadas pela Prefeitura do Natal no sentido de levar mais segurança ao cidadão natalense e aos turistas que visitam a capital. “O projeto viabiliza o trabalho preventivo dos guardas municipais dando mais tranquilidade à população que utiliza o Parque da Cidade, já que as pessoas vão se sentir mais seguras com a presença de guardas armados nas entradas, saídas e área de circulação do Parque”, comentou.

Já o titular da Semurb, Daniel Nicolau, acrescentou que o convênio fortalece a integração da Guarda Municipal com a Semurb de modo que o serviço prestado a população seja mais eficiente. “O direcionamento inicial do convênio é para reforça a segurança do Parque da Cidade e das imediações, e em seguida, será voltado ao reforço das fiscalizações empreendidas pela Semurb”, explicou.

O patrulhamento preventivo das guarnições da GMN no Parque da Cidade será feito por guardas municipais utilizando viaturas, quadriciclos e a pé. O convênio possibilita o investimento em diárias operacionais e viaturas destinadas aos guardas municipais que vão compor as equipes de patrulhamento da Ropam. Nesse caso, a Semdes vai utilizar agentes no período de folga do serviço ordinário, ampliando o número do efetivo de guardas municipais e de viaturas.

O Ropam vai seguir os mesmos parâmetros de outros dois grupamentos da GMN que vêm atuando diariamente nas ruas da capital. No caso, a Ronda de Proteção Escolar (Rope) e a Ronda Saúde (RondaS) que são direcionados a segurança preventiva das escolas municipais e das unidades de saúde geridas pela Prefeitura do Natal, respectivamente.