19/07/2019 11:28
  • Jogos Municipais dos Idosos são encerrados com sucesso

A primeira edição dos Jogos Municipais dos Idosos chegou ao fim nesta sexta-feira (19) e vai deixar saudades. As competições se encerraram com uma caminhada bastante animada que percorreu as ruas próximas ao Palácio dos Esportes, em Petrópolis. Depois os atletas mostraram todo o talento nas disputas de vôlei adaptado e nos jogos de tabuleiro. Foi uma verdadeira festa do esporte e da cidadania. Além dessas modalidades, ainda houve briga por medalhas na dança de salão em duplas e em grupos.

A turma se reuniu logo cedo para participar da caminhada. Com muita descontração e energia os idosos partiram do portão do Palácio dos Esportes e deram duas voltas no percurso que abarcou a rua Floriano Peixoto, a avenida Prudente de Morais e a rua Trairi. Na sequência, uma pausa para alimentação e hidratação e logo depois todo mundo foi para a quadra participar dos jogos de vôlei adaptado.

Os atletas fizeram bonito e mostraram muito talento. Um dos destaques foi o casal Placídio Medeiros, 62, e Maria Dalva, 69. Ambos fazem parte do grupo de idosos Ivone Alves. Eles não esconderam a satisfação de estarem participando juntos das competições: “Finalmente olharam para nós idosos. Temos que acabar com essa história de que quem chega na terceira idade não tem disposição para nada. Estamos aqui vivos e cheios de vontade de jogar e se divertir. Eu costumo dizer: É na terceira idade que encontrei a verdadeira felicidade”, disse Placídio que já havia vencido a competição de dança de salão com nas duplas e em grupos.

Maria Dalva corroborou com as palavras do companheiro e falou que estava muito feliz com a chance de voltar a competir: “Relembrei meus tempos de atleta quando disputava campeonatos de natação. Esses jogos foram uma benção nas nossas vidas. Estamos gostando muito. Tem sido uma verdadeira terapia”, contou empolgada.

Outra atleta destaque foi Vera Lúcia, 67, também do Ivone Alves. Ela não parou de dançar, pular e torcer em nenhum instante. Ela revelou o motivo para tanta alegria: “Antes de me juntar ao grupo de idosos eu estava em uma depressão forte, não saia de casa e não tinha perspectivas. Agora recuperei a minha vontade de viver e hoje danço, canto e faço atividades físicas. Tenho uma nova vida. Precisamos aproveitar momentos como esse, pois a vida é muito curta e boa para vivermos na escuridão. Vamos ser felizes”, sentenciou.

Danielle Mafra, secretaria municipal de Esporte e Lazer, fez um balanço positivo dos jogos e destacou o caráter inclusivo da iniciativa: “Ao longo das competições tivemos aqui diversos exemplos de superação. Destaco o de uma senhora que não saia do abrigo onde estava há dois anos e esteve aqui conosco. Enfim, foram várias situações desse tipo que mostraram o acerto da Prefeitura em promover esse evento. Isso aqui vai muito além do esporte. Agradeço a sensibilidade do Prefeito Álvaro Dias que apostou na ideia e de todas as secretarias e parceiros envolvidos que trabalharam muito para termos um vento de sucesso”.

Ela falou ainda sobre a edição de 2020: “Agora é planejar a segunda edição. A ideia é atender, dentro das nossas possibilidades, toda a população idosa de Natal, não só aqueles que fazem parte das associações atendidas pela Semtas. Já tivemos idosos vindo e participando em uma demanda espontânea, mas meta é oficializar isso, ampliar o número de competições, melhorando cada vez mais o evento”.

A iniciativa da Prefeitura de Natal aconteceu de forma integrada e contou com o apoio das secretarias municipais de Esporte e Lazer (Sel); Trabalho e Assistência Social (Semtas); Saúde (SMS) e Mobilidade Urbana (STTU). Além de parceiros da iniciativa privada. Os jogos aconteceram dentro da programação do “Julho Branco”, período voltado ao fortalecimento das políticas públicas voltadas a população idosa, e contaram com a participação de 140 idosos componentes dos grupos da terceira idade atendidos pela Semtas: (Juvino Barreto, LAE, Lar da Vovozinha, CIADE, Espaço Solidário, Centros de Convivência Ivone Alves e Marly Sarney, ARPI),