18/07/2019 15:01
  • Campanha “Um Dia no Parque” acontecerá neste domingo no Parque da Cidade

O Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte organizou uma programação especial para receber os visitantes neste domingo (21), dentro da campanha “Um Dia no Parque”, que acontecerá, simultaneamente, em mais de 100 unidades de conservação de todo o país. A campanha será realizada simultaneamente em 19 estados e no Distrito Federal, numa iniciativa da Coalizão Pró-UCs, o Imaflora (Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola), por meio do programa Florestas de Valor, juntamente com as organizações Ideflor-Bio, Imazon e TNC, está colaborando com a campanha em uma ação articulada com os gestores dos parques estaduais e municipais. Esta é a segunda edição da campanha, que teve início em 2018 com o objetivo de estimular a proteção das unidades de conservação, que oferecem inúmeras opções de lazer, geram benefícios aos visitantes e garantia de bem-estar, além do desenvolvimento econômico.

A programação do Parque da Cidade acontecerá a partir das 9h da manhã, no auditório, com exibição de filmes/documentários com a temática ambiental e a faixa etária é livre. À tarde, a partir das 16h., tem a trilha Caminhando no Tempo: A Trilha da Vida, que ocorrerá ao longo de um trecho de 900 m de trilha pavimentada e permitirá aos visitantes, com faixa etária a partir dos 14 anos, conhecerem um pouco sobre a história da vida na Terra, desde o surgimento dos primeiros seres vivos unicelulares, até o aparecimento dos humanos.

“Cada passo dado durante a trilha equivale a uma viagem no tempo de 700 mil anos. Ao fim, a atividade é geradora de conhecimento, tanto sobre a história da vida na terra, quanto sobre a própria evolução humana, bem como facilitadora de conscientização sobre o papel do homem na biodiversidade”, explica Jamila Lorena Pereira Brasil, chefe do Centro de Educação Ambiental e coordenadora do evento no Parque da Cidade. A concentração para fazer a Trilha da Vida será no hall de visitantes.

O gestor do Parque da Cidade, avalia como positiva a campanha para atrair visitantes para a Unidade de Conservação municipal. “A campanha “Um Dia no Parque é uma oportunidade de mostrar que, além de proteger a biodiversidade, a Unidade de Conservação do município de Natal disponibiliza inúmeras opções de lazer, propiciando uma melhor qualidade de vida as visitantes. E o Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte funciona todos os dias, inclusive aos sábados, domingos e feriados, das 5h da manhã até às 18 horas, oferecendo esse espaço para exercitar o corpo e a mente, em contato direto com a natureza”, garante o gestor, Carlos da Hora.

Maior Biodiversidade do Planeta

De acordo com dados da ONG SOS Mata Atlântica, o Brasil é o país com a maior biodiversidade do planeta e cerca de 2.500 Unidades de Conservação (UCs) ajudam a proteger este patrimônio. Além de levar as pessoas às Unidades de Conservação para lazer, neste dia 21 de julho, a campanha quer mostrar ao público a importância destas áreas para a qualidade de vida também nas cidades, já que as UCs são responsáveis por cerca de 35% da água consumida no Brasil.

Idealizada pela Rede Pró UC, em parceria com a Coalizão Pró-Unidades de Conservação (grupo de instituições que se propõe a congregar empresas e organizações da sociedade civil comprometidas com a valorização e a defesa das Unidades de Conservação da Natureza), e inspirada pelo Park Day, dos Estados Unidos, quando americanos se dirigem aos parques para acampar, fazer trilhas, observar pássaros, estrelas e aproveitar os parques nacionais, a campanha “Um Dia no Parque” tem o objetivo de mostrar às pessoas que perto delas provavelmente há uma Unidade de Conservação (UC), e que ali é possível praticar diferentes atividades, tanto sozinho como em grupo. “Queremos mostrar que o meio ambiente está mais perto do que as pessoas imaginam. Você não precisa viajar ao outro extremo do país para apreciar a natureza. Valorizar parques e reservas é reconhecer a importância das áreas verdes protegidas para nossas vidas”, afirma a bióloga da Fundação SOS Mata Atlântica, Erika Guimarães, gerente de Áreas Protegidas. A data foi escolhida por ser próxima ao aniversário do Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC), a Lei que rege as Unidades de Conservação, criada em 2000.