18/07/2019 14:52
  • COMCIT discute a realização da Campus Party e Semana da Ciência e Tecnologia

O Conselho Municipal de Ciência e Tecnologia (COMCIT) se reuniu nesta quarta-feira (17), na Secretaria Municipal de Planejamento (SEMPLA), para tratar de dois temas que marcarão, este ano, o calendário de eventos na área de tecnologia e inovação em Natal: a realização da Campus Party, de 16 a 18 de agosto, e da 1ª Semana de Ciência e Tecnologia, prevista a acontecer de 21 a 27 de outubro.

O Conselho é presidido pelo secretário de Planejamento, Alexsandro Ferreira, e é composto por representantes das secretarias municipais de Saúde, Educação, Trabalho e Assistência Social, Controladoria Geral, Meio Ambiente e Urbanismo e a STTU, além de representantes da Câmara Municipal, da UFRN, UERN, IFRN, FUNPEC, UNP, Sebrae, Fecomércio, Fapern, Fiern e Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).

Sobre a Campus Party, o COMCIT aprovou a proposta de participação da Prefeitura do Natal no evento e discutiu sobre atividades que as instituições que compõem o conselho poderão apresentar para integrar os espaços reservados à Prefeitura do Natal. Também foi formada, por membros do conselho, uma comissão de fiscalização e controle visando o acompanhamento e a avaliação das ações propostas, o que fortalece o controle social sobre a parceria a ser firmada entre a Prefeitura do Natal e o Instituto Campus Party para apoiar a realização do evento, o qual é considerado um dos maiores do mundo nas áreas da ciência, tecnologia, inovação e do empreendedorismo. Em breve, a Prefeitura disponibilizará toda a programação de ações e intervenções que promoverá dentro da 2ª edição da Campus Party em Natal.

A 1ª Semana de Ciência e Tecnologia vai acontecer no Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte discutindo o tema Inovação. Duas temáticas aprovadas na reunião e que serão abordadas pela SEMPLA, em parceria com o COMCIT, são Ciência e Tecnologia na Educação e Desafios da Inovação no Setor Público.

Parque Tecnológico

Em outra reunião, na semana passada, o COMCIT empossou a conselheira titular, Zelani Paulino dos Santos, representante da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), e teve uma explanação sobre os resultados do Parque Tecnológico Metrópole Digital, feita pelo seu diretor e convidado, Anderson Paiva Cruz, que destacou o desempenho do parque e a atração de empresas e investimentos, além da criação de postos de trabalho ao longo dos 18 meses de operação.

Neste ponto específico, destacam-se os resultados obtidos pela Prefeitura do Natal a partir das metas estabelecidas no Plano Plurianual (PPA) 2018-2021. No documento, previa-se a implantação de, pelo menos, um parque tecnológico, a atração e instalação de 80 empresas de base tecnológica e a geração de 320 empregos nesse equipamento.

A implantação do parque, a partir da parceria da Prefeitura com a UFRN, através do Instituto Metrópole Digital (IMD), já gerou 700 novos postos de emprego e, em um ano e meio, 45 empresas já se credenciaram a esse, o que tem promovido um ambiente favorável de integração e estimulado o ecossistema de inovação.

Destaca-se, nesse contexto, a aprovação da Lei Complementar Nº 167, de 18 de julho de 2017, que dispõe sobre a concessão de incentivos fiscais a empresas de Tecnologia da Informação e a Instituições Científicas e Tecnológicas (ICTs), integrantes de Parque Tecnológico, localizadas em Natal, e o Decreto Nº 11.378, de 23 de outubro de 2017, que regula as concessões de incentivos fiscais.