06/06/2019 12:15
  • Prefeitura do Natal inaugura sede própria do CMEI Professor Antônio Gurgel nesta sexta

Com o intuito de investir em Educação Básica de qualidade e melhorar as condições de ensino para as crianças e adolescentes, o prefeito Álvaro Dias tem demonstrado prioridade na Educação da Rede Municipal. A Prefeitura do Natal inaugura, nesta sexta-feira (07), a sede própria do Centro Municipal de Educação Infantil Professor Antônio Gurgel de Medeiros. A solenidade acontecerá às 16h na Rua Alto Paraná, s/n, Conjunto Santarém, no bairro Potengi, zona Norte da capital. A unidade de ensino funcionava até então em um imóvel cedido pelo Governo do Estado.

O CMEI Professor Antônio Gurgel de Medeiros possuía 180 crianças matriculadas em 2018, no prédio antigo, e agora tem 212 crianças matriculadas para o ano letivo 2019. Porém, com a entrega do prédio novo, a unidade tem capacidade de atendimento para até 452 crianças, mais que o dobro da anterior. Funcionando com turmas dos níveis I ao IV da Educação Infantil, em horário parcial das 7h às 11h e das 13h às 17h, as aulas já tiveram início no dia 27 de maio.

A nova estrutura física do CMEI conta com 10 salas de aula, hall, secretaria, sala dos professores, direção, almoxarifado, sala multiuso, lactário, fraldários, espaço de amamentação, solários, refeitório, cozinha, despensa, copa funcionários, varanda de serviço, pátio de serviço, central de gás, depósito de lixo orgânico e reciclável, lavanderia, rouparia, depósito de material de limpeza e pátio coberto.

Também foram construídos banheiros infantis e adultos: masculinos e femininos e vestiários, banheiros adaptados para pessoas com deficiência ou pouca mobilidade e sanitários para portadores de necessidades especiais infantil. Na área externa, estão: o playground, jardins, castelo d’água, área de estacionamento e uma guarita.

A obra foi executada pela empresa Arko Engenharia, com recursos federais e investimentos de aproximadamente 2 milhões de reais. O novo prédio, com padrão Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e obra do Proinfância Tipo 1, também teve toda a parte de acessibilidade construída.

A unidade de ensino vai contar com 13 professores, 02 coordenadores pedagógicos, estagiários, 05 auxiliares de serviços gerais, 02 assistentes de secretariado, 02 merendeiras, 02 auxiliares de cozinha, 04 porteiros diurnos e 04 porteiros noturnos. A unidade é administrada pelas professoras Fabiana da Silva Pereira (gestora pedagógica) e Janaína Maria da Conceição Silveira (gestora administrativa).

As novas instalações do CMEI Antônio Gurgel possuem uma estrutura moderna e preparada para atender as necessidades da Educação Infantil, com espaços amplos, equipados com materiais pedagógicos e funcionais específicos para a realização das atividades e mobiliário próprio para a faixa etária atendida, dos 2 anos aos 5 anos e 11 meses.

A diretora pedagógica do CMEI Prof. Antônio Gurgel de Medeiros, Fabiana da Silva Pereira, ressaltou os benefícios para a comunidade escolar. “A mudança para o novo prédio é muito gratificante, porque o antigo era inadequado e pequeno. Proporcionando ganho para a comunidade e qualidade para as crianças, que estão se beneficiando muito em relação ao pedagógico, quanto ao direito e respeito delas”.

BIOGRAFIA DO PATRONO

Antônio Gurgel de Medeiros nasceu em Natal/RN, no dia 04 de fevereiro de 1950. Filho de Manoel Soares de Medeiros, prático da Marinha, e de Iracema Gurgel de Medeiros, dona de casa, foi o caçula de nove irmãos. Passou parte da sua infância no bairro da Ribeira, mas também morou no bairro do Tirol, com sua família. Antônio Gurgel casou-se, em 27 de janeiro de 1982, com Rita de Cássia Souza Gurgel de Medeiros e desta união nasceram dois filhos. Vinha de uma família muito católica e isso refletiu em suas crenças. Era devoto de Santo Antônio.

Foi um homem muito dedicado e estudioso. Formou-se em licenciatura plena em Educação Física, e terminou uma especialização em Gestão e Organização Escolar. Antônio Gurgel começou a lecionar na Rede Estadual de Ensino em 1º de março de 1972 e na Rede Municipal de Ensino de Natal em 1º de março de 1979. Foi vice-diretor da Escola Estadual Winston Churchill e lecionou na Escola Municipal Celestino Pimentel. Era apaixonado por esportes, principalmente futebol. Antônio gostava ainda de plantar, de pescar e de organizar festas comemorativas. A sua partida foi repentina e muito dolorosa para aqueles que o amavam. Faleceu no dia 16 de dezembro de 2002, com o diagnóstico de Leucemia.