05/06/2019 16:15
  • SME realiza X Ação Formativa do Programa Justiça e Escola

A Secretaria Municipal de Educação de Natal promove nesta quarta-feira (05), às 8 horas, a X Ação Formativa do Programa Justiça e Escola, no Centro Municipal de Referência em Educação Aluízio Alves (Cemure). A abertura do evento ocorreu na terça-feira (04). O encontro de formação faz parte das ações do Departamento de Atenção ao Educando (DAE/SME).

Esta ação tem por objetivo a ampliação e o fortalecimento do Programa Justiça e Escola em toda a rede municipal de ensino, como ferramenta para subsidiar a educação em valores humanos, prevenir e mediar conflitos nos contextos escolares e a promoção de uma cultura de paz. A formação é destinada aos professores, gestores e coordenadores, que atuam com o Programa Justiça e Escola.

Representando a titular da SME, professora Cristina Diniz, o secretário adjunto de Administração Geral, Francisco Erivaldo Araújo, agradeceu o convite e destacou a importância do programa para a rede municipal de ensino. “O projeto é muito valorizado pela administração municipal, e nós só temos a agradecer pela participação de todos da equipe, pelo comprometimento e dedicação ao trabalho, para obter bons resultados e continuar desempenhando uma cultura de paz nas unidades de ensino”.

Participando da formação, a coordenadora pedagógica dos CMEI Antônio Gurgel e Teresinha de Jesus, Maria Vânia Xavier, ressalta que o programa é extremamente necessário e importante. “Na sociedade atual, conscientizar a base e os alunos, desde pequenos, é de estrita importância, pois a partir dos conteúdos estudados, os estudantes já constroem valores para colocarem sempre em prática”.

Durante a abertura, as alunas do grupo de ginástica rítmica da Escola Municipal Vereador José Sotero, se apresentaram para o público presente.

Programa Justiça e Escola

Com o objetivo de formar cidadãos mais responsáveis e resilientes, o Programa Justiça e Escola acontece em parceria com o Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJRN). O TJRN realiza ações do programa “O Caráter Conta”. O programa visa assegurar os pilares universais do caráter: Sinceridade, Respeito, Responsabilidade, Senso de Justiça e Ética e Cidadania por meio da sistematização desses valores nas atividades pedagógicas das escolas envolvidas.

Na prática, os professores, gestores e coordenadores recebem formação para aplicar os pilares universais do caráter dentro do ambiente escolar. Cada pilar tem uma cor determinada, para que os alunos também aprendam visualmente.

1. a assessora pedagógica da SME, Fátima Mota, que é uma das formadoras do programa, ela explica que cada pilar tem sua sala temática e durante a formação, foram conversados sobre educação, valores e a presença desse valor na vida de cada um. “Colocamos em questão o que é preciso para ser um cidadão, como é que dentro da sociedade atual, eu posso ser um cidadão”, concluiu.