04/06/2019 06:00
  • SME recebe Sindihoteleiros para discutir pauta das merendeiras e auxiliares de cozinha

A Secretaria Municipal de Educação (SME), através do secretário-adjunto de Gestão Pedagógica, Paulo Barra, recebeu representantes do Sindihoteleiros e uma comissão de merendeiras e auxiliares de cozinha, na manhã desta segunda-feira (03), para discutir pautas desses trabalhadores terceirizados, que atuam na rede municipal de ensino. Discutindo ponto a ponto das demandas, o gestor adiantou que terá reunião com a empresa responsável – a ServNews – nesta tarde, quando cobrará explicações para as situações reclamadas, e, desde já, agendou nova audiência com o sindicato representante da categoria para a próxima quarta-feira (05).

A comitiva informou sobre a não efetividade do pagamento para a totalidade dos funcionários, assim como salários depositados com valores diferentes e sem justificativas, além de reclamarem o não ressarcimento dos gastos com transporte pelo período trabalhado a partir de 9 de abril passado e ausência do depósito dos vales-transporte para os próximos dias. Além disso, o sindicato criticou que não recebeu da ServNews, no final da semana passada, a listagem das merendeiras e auxiliares de cozinha que estão contratadas, como ficou acordado em Audiência na Delegacia Regional do Trabalho (DRT) no dia 23 de abril.

O secretário-adjunto esclareceu que a maioria das reclamações compete à Servnews, uma vez que há o compromisso diante da DRT de cumprimento desses pontos, e cobraria de seus representantes as devidas explicações. “Espero que o diretor da empresa traga essas explicações, o que na verdade deveriam esclarecer na DRT. Mas esse caminho que vocês estão buscando, de nos procurar, é válido. É inadmissível que ainda tenham salários atrasados, é inadmissível que não tenham relação de funcionários. E vamos questionar esses valores diferenciados para saber quais as situações”, frisou.

Paulo Barra voltou a reforçar que, como foi esclarecido na DRT, os pagamentos da empresa a esses trabalhadores independem do contrato que está sendo finalizado junto à Prefeitura de Natal, mas que, mesmo assim, tal contrato já foi aprovado pelo Conselho de Governança e será assinado nos próximos dias.