Lei de Acesso
 

Faça sua busca pelo site


Notícias

natal.rn.gov.br » Notícias » Notícias

15/05/2019 09:57
  • Guarda Municipal aperfeiçoa mais 25 agentes em Estágio de Qualificação Profissional

O complemento do Estágio de Qualificação Profissional (EQP) direcionado a 25 guardas municipais da capital foi iniciado nessa segunda-feira (13). A medida empregada pela Prefeitura por intermédio da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes) e do Comando da Guarda Municipal do Natal (GMN) tem os objetivos de cumprir o convênio firmado com o

Departamento de Polícia Federal do RN, aperfeiçoar o efetivo no manuseio e uso de arma de fogo, como também reforçar a qualificação dos agentes no serviço de segurança pública voltado ao patrulhamento de ruas com utilização de viaturas. O número de horas das instruções voltadas a capacitação do efetivo da GMN aumentou desde o ano de 2017 quando foi inserido pelo Subcomando de Instrução, além das aulas teóricas e práticas, instruções por meio do sistema de Educação à Distância (EAD), disponibilizado pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) do Ministério da Justiça.

O comandante da GMN, Alberfran Grilo, informou que a qualificação é importante para a corporação, pois traz as condições necessárias para que o serviço de segurança pública realizado pela instituição atenda as necessidades do cidadão. “O curso é necessário para manter a corporação apta a desenvolver seu serviço com eficiência, já que o trabalho de segurança pública requer do operador cada vez mais qualificação para cumprimento da sua missão”, disse.

Nesse complemento do Estágio de Qualificação Profissional (EQP) os 25 guardas municipais participantes estão passando por instruções nas disciplinas de “Legislação”, “Técnicas e Procedimentos Operacionais”, “Armamento, Munição e Tiro – Oficinas”, “Psicologia do Fluxo e Qualidade de Vida” e “Prática de Tiro com Arma de Fogo”. O Subcomandante de Instrução da GMN, Sousa Filho, adiantou que as instruções serão concluídas na próxima sexta-feira (17), com a prática de tiro defensivo que será realizada no estande de tiro do

Batalhão de Operações Especiais da Polícia Militar (Bope). “Essa parte da qualificação atende uma carga horária de 36 horas/aulas”, informou. O agente da Guarda Municipal do Natal realiza anualmente curso de aperfeiçoamento e a cada dois anos o efetivo é submetido a exame psicológico. A iniciativa é responsável por manter o quadro de agentes de segurança pública da GMN capacitado e apto para atuar nas várias situações que cabem a intervenção dos guardas municipais.


Compartilhar no Facebook   Compartilhar no Twitter   Enviar por E-mail   Gerar para Arquivo/Imprimir  
SEMPLA desenvolvimento. Seguimos as seguintes recomendações de projeto: w3c_aa w3c_xhtml w3c_css