14/05/2019 09:47
  • Professores de Educação Fisica da rede municipal ampliam conhecimentos sobre Remo

O ano de 1915 foi um ótimo período para os esportes Norte Rio-Grandense, com a criação e fundação Sport Club de Remo Natal, o Centro Náutico Potengy e os times de futebol da cidade, ABC e América de Natal. O Remo, que já teve seus anos dourados, atualmente vem “sobrevivendo” no estado.

Mas, pensando em expandir os conhecimentos em práticas aquáticas, cerca de 60 professores de Educação Física, da Rede Municipal de Ensino, conheceram nesta segunda-feira (13) um pouco mais da história do Remo na cidade, e também puderam praticar.

Eles tiveram acesso a barcos históricos, troféus e fotos da história do clube. A formação continuada em Educação Física acontece quinzenalmente. Mas, hoje, saíram um pouco da sala de aula e tiveram a oportunidade de conhecer o Sport Clube de Remo, onde puderam ampliar os seus conhecimentos, em cima do módulo “Práticas Aquáticas: possibilidades e desafios da Educação Física”.

A assessora pedagógica em Educação Física, Wanessa Rodrigues, destaca até as formações vêm trazendo novas experiências aos professores, para que conheçam o que a cidade de Natal tem a oferecer em termos de práticas esportivas. "As práticas aquáticas fazem parte da cultura do nosso professor. Realizamos algumas pesquisas, e percebemos que o remo faz parte da nossa cultura e é uma possibilidade que o professor possa estar levando ao aluno na sua escola, e, com isso, possa depois trazer ele aqui para conhecer, tanto a história, como até praticar. Fiquei muito encantada com o que participei hoje", enfatizou.

O professor Jairo de Souza, da E.M. Francisco de Assis Varela Cavalcanti, disse que pretendem trabalhar umas atividades novas, em cima dessas práticas aquáticas que estavam aprendendo. “Os assessores são muito competentes e, com essas formações, estão ampliando cada vez mais os nossos conhecimentos, e esperamos que em breve possamos trazer os nossos alunos para conhecer tudo que pudemos aprender hoje”.

Um aluno da Escola Municipal 4° Centenário estava em sua preparação para o estadual que se aproxima. Ele, que pratica o Remo há 5 meses, disse o quanto estava feliz em fazer parte de uma equipe de Remo. “Eu acho bem bacana estar remando, treinando e competindo e isso tudo é bem melhor do que estar na rua fazendo coisas que não tenha um futuro melhor do que estar no esporte”. Sua preparação é de muitos treinos, com corridas de 5 km, alongamentos e remo, para chegar nos campeonatos e ter os melhores desempenhos.