Lei de Acesso
 

Faça sua busca pelo site


Notícias

natal.rn.gov.br » Notícias » Notícias

08/04/2019 17:30
  • Semana Mundial da Saúde movimenta unidades de saúde em Natal

Em alusão ao Dia Mundial de Saúde, comemorado neste domingo, dia 7 de abril, a Secretaria Municipal de Saúde de Natal está organizando a Semana Mundial da Saúde, com diversas ações de promoção à saúde, nos cinco distritos sanitários da capital. Este ano, o Brasil faz um alerta sobre a importância da vacinação e imunização para evitar a volta de doenças já erradicadas no mundo. O tema escolhido pelo país neste ano, se deve ao registro de baixas coberturas vacinais que permitiram o reaparecimento de doenças que já estavam eliminadas no país.

 

 

A ação começou nesta segunda-feira (8) nas Unidades de Saúde de Jardim Progresso, no Distrito Sanitário Norte II; Vista Verde e Parque das Dunas, no Distrito Sanitário Norte I. As três unidades realizaram diversas atividades de promoção à saúde, com ênfase na vacinação, como atendimento médico, realização de teste rápido HIV, AIDS e Sífilis, teste glicêmico, aferição de pressão arterial, distribuição de preservativos e de hipoclorito de sódio, atividade física, entre outras ações.

 

 

Nesta terça-feira, dia 9, a ação será realizada no Distrito Sanitário Oeste. A ação será realizada na Escola Graciliano Lordão, na Rua dos Pegas, nas Quintas, a partir das 8h. Serão diversos profissionais envolvidos para garantir atendimento médico e de enfermagem à população, nas mais variadas ações de promoção à saúde. A programação segue nos dias 12, no Distrito Sanitário Leste, na Unidade de Aparecida; e no dia 15, no Distrito Sanitário Sul, na Unidade de Saúde Ronaldo Machado, no Planalto.

 

 

“O Dia Mundial da Saúde é uma data muito importante e este ano decidimos ampliar e realizar uma semana de atividades de promoção à saúde da população. As pessoas terão acesso a informações de todos os serviços ofertados pelo município e também o acolhimento de suas demandas para atendimento, caso necessário. A Semana tem caráter educativo, voltado para a promoção da saúde e divulgação dos serviços disponibilizados”, destacou a secretária adjunta de Atenção Integral à Saúde de Natal, Genilce Almeida.

 

 

A Secretaria Municipal de Saúde ressalta que a população pode se vacinar gratuitamente em uma das 70 salas de vacinação espalhadas pelo município. Para isso, basta comparecer a um posto de saúde com o cartão de vacinação em mãos. É importante lembrar que a falta da Caderneta de Vacinação não é um impeditivo para vacinar.

 

 

Atualmente, o Sistema Único de Saúde (SUS) disponibiliza gratuitamente 19 vacinas que integram o Calendário Nacional de Vacinação, protegendo contra 18 doenças imunopreveníveis cuja proteção inicia ainda nos recém-nascidos, podendo se estender por toda a vida. São vacinas que contemplam crianças, adolescentes, idosos, gestantes e povos indígenas.

 

 

É importante ressaltar que todas as vacinas distribuídas pelo SUS são seguras. Elas passam desde o processo de produção por avaliação de qualidade e segurança. Além disso, por validação e aprovação de instituto reguladores e pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

 


Compartilhar no Facebook   Compartilhar no Twitter   Enviar por E-mail   Gerar para Arquivo/Imprimir  
SEMPLA desenvolvimento. Seguimos as seguintes recomendações de projeto: w3c_aa w3c_xhtml w3c_css