13/03/2019 10:30
  • Palestra discute os processos de cuidar e educar nas escolas públicas durante a XIX JENAT

Dentro da programação da XIX Jornada da Educação da Rede Municipal do Natal (JENAT) realizada nesta segunda-feira (11), que reuniu os profissionais da Rede Municipal de Ensino nos turnos matutino e vespertino, o professor doutor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Walter Pinheiro Barbosa Júnior, discutiu com os presentes durante sua palestra sobre “Cuidar e educar: escolarizando nossas crianças, jovens e adultos”, em uma atividade reflexiva. O professor Walter Júnior antes de se tornar docente da UFRN, foi durante muito anos, professor da Rede Municipal de Ensino de Natal, e baseia muito de suas pesquisas acadêmicas na realidade vivenciada nas unidades de ensino do município de Natal.

O professor levantou a reflexão sobre a diferença entre a educação e a escolarização, ressaltando que é importante pensar no educar, visto que a escola é uma parte deste processo, pois é um espaço de convivência e troca de saberes. Ele abordou a importância de pensar no professor enquanto pessoa, que não apenas ensina um assunto, uma disciplina, mas que está envolto no processo de aprendizagem. “O professor não é só quem ministra as aulas, ele é quem pensa, quem atua e quem nos faz mais e melhor. Temos uma responsabilidade imensa com aqueles que ensinamos e nos relacionamos”.

Walter Júnior também usou a sua palestra para apresentar aos profissionais da rede os resultados obtidos em suas pesquisas acadêmicas e ressaltou a importância de entender a realidade dos alunos para que se possa realizar um trabalho de forma a ajudar em seu desenvolvimento. “Uma pergunta importantíssima que devemos fazer é com quem a gente trabalha, porque isso nos diz os aspectos pedagógicos que devemos trabalhar, de como nós podemos nos comportar frente às necessidades dos alunos”.

A professora Sayonara Fernandes da Silva, da Escola Municipal Juvenal Lamartine, participou dos dois momentos da JENAT e destacou a relevância do evento para a Rede. “O evento foi muito bem organizado, deu para perceber que a equipe trabalhou muito para desenvolver este encontro, e que foi tudo muito bem pensado. Uma coisa que me chamou bastante atenção nas palestras é que o professor Walter traz dados de pesquisas feitas por professores da rede, dentro da rede de ensino de Natal, para ilustrar a sua palestra e devolver para nós, professores, aquilo que a universidade está pensando sobre a nossa educação. Com isso, ele se aproxima daquilo que a gente vive na escola".

A outra palestra foi proferida pelo professor mestre Renato Casagrande sobre “Competências cognitivas e socioemocionais para promover a aprendizagem”. O palestrante destacou a importância de trabalhar no aluno não apenas o lado cognitivo, mas também o socioemocional. “Todas as pesquisas contemporâneas têm mostrado que as competências socioemocionais geram resultados muitos maiores do que aquele olhar das competências cognitivas, como foi na escola do século 20. Então o indivíduo com o socioemocional bem desenvolvido tem muito mais chances de sucesso e aprende, durante o ano letivo, mais do que os colegas que não têm essas competências trabalhadas”.

Presente ao evento, o professor Alan Nasser de Oliveira Dias, da Escola Municipal José do Patrocínio Pereira Pinto, ressaltou algumas reflexões que as palestras levantaram sobre a sua realidade. “Uma coisa que vai me ajudar muito é a questão de trabalhar o sonho do aluno, pois existe uma paixão na sua vida e que, muitas vezes, ele não encontra o seu desenvolvimento na escola, e eu já vinha pensando em como ajudá-lo nisso, mas não sabia como. Eu acho importante transformar a escola numa instituição que tenha sentido na vida desse aluno. Então essas palestras me ajudaram a pensar em como trabalhar isso. É preciso ter o aluno como um parceiro e não apenas alguém que recebe um conteúdo, pois a escola é um espaço de convivência, de troca e de crescimento”.

As palestras foram mediadas pela gerente de relacionamento no Nordeste da Mind Lab Brasil, Marisa Augusta de Souza e pela diretora do Departamento de Ensino Fundamental, professora Ednice Peixoto dos Santos. O Coral da Unimed realizou uma apresentação artística bastante aplaudida.