05/12/2018 14:35
  • Projeto Pelotão da Cidadania atende 1.995 estudantes em 2018
Manoel Barbosa

O Departamento de Atenção ao Educando (DAE) da Secretaria Municipal de Educação realizou nesta terça-feira (04), o encerramento anual das atividades do Projeto Pelotão da Cidadania. Um dos principais objetivos do projeto é que os alunos possam vivenciar a oportunidade de conhecerem lugares pela cidade, por meio dos parceiros da Prefeitura do Natal.

Segundo a Diretora do DAE, Edna de Araújo Galvão falou da missão do Pelotão da Cidadania. “A missão é contribuir na formação dos alunos de maneira integral na perspectiva que eles sejam formados como cidadãos, entendendo e percebendo os direitos e os deveres como integrantes da sociedade”. Edna Galvão destacou também a preocupação do projeto com questões envolvendo educação ambiental, saúde e trânsito.

Durante a atividade comemorativa foi realizada a premiação do 2º Concurso de Redação promovido pelo projeto e com participação dos alunos participantes do Pelotão da Cidadania. O 1º lugar ficou com a estudante Caroline Meneses de Sousa, de 11 anos, da Escola Municipal Professor Amadeu Araújo. Na disputa com 15 estudantes, ela concorreu com a redação “Despoluir para o futuro”. “Eu realmente não esperava ser a vencedora. Eu estava com um pouco de medo, mas realmente vi minha capacidade, e isso mostra que qualquer criança pode fazer”. Caroline Sousa foi premiada com um tablet ofertado por um dos parceiros do projeto.

O gestor administrativo da Escola Municipal Professor Francisco de Assis Varela Cavalcanti, professor Clécio Nunes de Sousa comentou a importância do projeto. “A grande contribuição do projeto é a formação cidadã. Muito desses estudantes não tem conhecimento dos espaços da própria cidade, e o projeto viabiliza essa oportunidade. È uma ação muito importante na construção de um cidadão e também no processo ensino-aprendizagem de cada um”.

O pelotão da Cidadania atende aproximadamente 19 escolas e alunos do 1º ao 4º ano do Ensino Fundamental. Com média de 105 estudantes por turma, o Pelotão da Cidadania atendeu neste ano 1.995 alunos.

Para o funcionamento do projeto a Prefeitura do Natal conta com os seguintes parceiros: Banda de Música Severino Cordeiro, Aterro Sanitário, Federação das Empresas de Transporte de Passageiros do Nordeste (FETRONOR), Polícia Rodoviária Federal, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), Marinha do Brasil, Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (CAERN), Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), Parque da Ciência, Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (STTU), Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte, Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo de Natal (SEMURB), Museu Câmara Cascudo, Museu do Ferreiro Torto, Café Santa Clara, Parque das Dunas, Potiguar Honda e o Museu de Minérios do IFRN.