05/12/2018 12:00
  • Defesa Civil de Natal participa de Simulado de Evacuação em caso de Desastres no bairro de Mãe Luiza

A Defesa Civil de Natal participa nesta quinta-feira (06), do seu primeiro Simulado de Evacuação em caso de Desastres. A ação acontece a partir das 14h, na Escola Estadual Selva Capistrano Lopes, situada na Rua Guanabara, no bairro de Mãe Luiza, zona Leste da cidade. A prática vai envolver, além da Defesa Civil, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a UFRN e a Secretaria Estadual de Educação.

O foco do simulado são os estudantes, professores e funcionários da escola pública Selva Lopes. Para isso, foi realizada toda uma preparação dos participantes, que tomaram conhecimento do plano completo de evacuação, além de uma oficina com procedimentos básicos de primeiros socorros. A ação vem sendo orientada pelo técnico e agente de Defesa Civil de Recife-PE, Flávio Marinho, que tem experiência em intervenções dessa natureza e se encontra orientando os agentes municipais da capital potiguar, acompanhado de técnicos da UFRN.

Um dos pontos importantes do Simulado de Evacuação em caso de Desastres é a área escolhida para colocar em prática a ação, no caso o bairro de Mãe Luiza. A região é constantemente monitorada pela Defesa Civil de Natal devido à probabilidade de risco de desastres, já que parte das edificações estão localizadas em morros, o que torna o setor um alvo de possíveis oscilações de terreno e ocorrências de sinistro.

A diretora de Defesa Civil e Ações Preventivas de Natal, Luciana Medeiros, apontou a importância do simulado como sendo uma maneira de capacitar a comunidade para atuar numa situação de crise e dessa forma poder agir com mais agilidade até a chegada das instituições responsáveis pelo socorro em situação de desastre. “O Simulado de Evacuação orienta a comunidade passando os procedimentos de como agir em caso de emergência, e isso é uma ação que possibilita maior sucesso no sentido de preservar vidas humanas”, concluiu.