04/12/2018 13:45
  • Projeto Mama África fortalece cultura afro-brasileira na Rede Municipal de Ensino

A Escola Municipal Professora Maria Madalena Xavier de Andrade finalizou, na tarde de segunda-feira (03), o projeto “Mama África”, que tem como objetivo a conscientização dos alunos acerca da importância dos povos africanos na formação da identidade cultural brasileira, a fim de promover uma consciência crítica de respeito étnico-racial nos alunos, através do ensino da história e cultura africana e afro-brasileira.

Com o tema “Trabalhando o respeito e a valorização das relações étnico-raciais na educação fundamental e EJA”, nesta edição, o projeto, que já existe na escola há cerca de nove anos, contou com apresentações culturais e exposição de trabalhos voltados à cultura afro-brasileira e teve a participação dos alunos de todos os turnos.

A coordenadora Carmem Lúcia Costa do Rego contou sobre como o projeto acontece. “Como é um projeto, a gente não trabalha o ano inteiro, apenas uns dois meses antes da culminância, que geralmente se dá no mês de novembro, quando se comemora a consciência negra, em homenagem a Zumbi dos Palmares. Mas, como não pudemos fazer no sábado, dia 24, porque ainda estávamos organizando alguns ajustes, estamos fazendo a finalização do projeto”. Durante esse período, são trabalhados conteúdos acerca da história e cultura afro-brasileira, além de atividades individuais e coletivas.

Para os alunos, o trabalho realizado no projeto é muito importante, pois é necessário que se ensine sobre essa cultura e a sua relevância para o país. Segundo Ana Beatriz Soares da Silva, 13 anos, que já tinha conhecimento sobre o assunto, foi gratificante participar do projeto. “Eu acho muito importante para a nossa história, para a história do Brasil, a gente conhecer mais sobre. Eu já tinha contato, até mesmo com pessoas da família, mas pude aprofundar mais o meu conhecimento sobre a história, e estou feliz por ter conhecido tão mais no projeto”. De acordo com Maria Luiza de Lima Gama, 13 anos, trabalhar esse projeto na escola foi muito válido. “Existe muito preconceito hoje em dia. Eu já convivi com várias pessoas de religião afro-brasileira e sofriam muito preconceito por isso. Então eu acho muito importante a gente estar sempre falando sobre isso e lutando contra, principalmente no país que a gente vive”.

Além das exposições das atividades feitas durante o projeto, os alunos ainda apresentaram peças teatrais, danças, contação de histórias e uma roda de capoeira. Para finalizar o evento, foi realizado um desfile da beleza negra, que contou com a participação de 25 estudantes, e foram classificados em 1º lugar Jucyelle Kenia Nunes de Melo, de 15 anos, e Ramon Ferreira Santos, de 12 anos. O segundo lugar na categoria feminino ficou com Luana Pereira Santos, de 14 anos e o masculino ficou com Jonilho Batista Silva, de 14 anos.