08/11/2018 15:00
  • SME realiza “Encontro de Orientação a Matrícula Antecipada” para equipe das Unidades de Ensino da Rede Municipal

Nesta quinta (08) e sexta-feira (09), a Secretaria Municipal de Educação de Natal promove o “Encontro de Orientação a Matrícula Antecipada” com a participação dos gestores, coordenadores pedagógicos, secretários e professores das Salas de Recursos Multifuncionais (SRM) das 146 unidades de ensino da Rede Municipal. A formação acontece durante os dois turnos, no auditório da Livraria Paulinas, Cidade Alta, e faz parte das ações do Setor de Educação Especial da SME.

De acordo com a assessora pedagógica do Setor de Educação Especial, Teresa Cristina de M. Nóbrega Bezerra, o “Encontro de Orientação a Matrícula Antecipada” tem como objetivo detalhar os assuntos que envolvem o público alvo da Educação Especial, tirar as dúvidas dos participantes da formação que lidam diariamente com alunos com deficiência, e esclarecer as particularidades e questões de cada unidade de ensino para que a matrícula antecipada se efetive com qualidade, esclarecendo quem tem direito e as documentações necessárias.

O período da matrícula antecipada é voltado para estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades e superdotação, e começou nesta terça-feira (06) e segue até o dia 30 de novembro para estudantes novatos. Os alunos com deficiência que já integram a Rede Municipal possuem suas vagas garantidas por meio da renovação da matrícula. Atualmente a Rede Municipal atende cerca 1.455 alunos com deficiência. A matrícula antecipada vai garantir uma melhor organização de turmas quanto ao número de alunos.

A assessora Teresa Cristina, conta que o grupo já tinha participado de uma reunião anterior sobre matrícula antecipada com o Setor de Normas e Organização Escolar para as orientações gerais do sistema on-line e divulgação do período de matrículas. “No entanto, a equipe do Setor de Educação Especial tem conhecimento que existem detalhes, nomenclaturas e assuntos que não são fáceis de assimilar e entender”, explicando a necessidade desta formação.

Na pauta do encontro foram abordados os seguintes temas: público da Educação Especial e as explicações dos diversos tipos de deficiência física, intelectual, visual, auditiva, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades e superdotação, a importância do acolhimento na unidade de ensino, entrevista familiar, operação dos sistemas Censo e E-Cidade, apresentação dos quadros demonstrativos das Unidades de Ensino, questões dos estagiários, professor de Libras e professor tradutor- Intérprete de Libras.

1. gestora administrativa da Escola Municipal João Paulo II, Elia Maria da Silva, conta que esse momento proporcionado pelo Setor de Educação Especial é de fundamental importância. “Essa formação é bastante enriquecedora para tirarmos nossas dúvidas que surgem cotidianamente na escola, e no atendimento aos alunos da Educação Especial. Temos nas unidades da Rede Municipal de Ensino uma demanda grande dos pais para matricular seus filhos que tenham algum tipo de deficiência. Quanto mais conhecimento, melhor, para o desenvolvimento do nosso trabalho no chão da escola”, concluiu a gestora.

Salas de Recursos Multifuncionais (SRM)

As Salas de Recursos Multifuncionais integram as atividades da Secretaria Municipal de Educação, por meio do Setor de Educação Especial. Esses espaços das SRM estão localizados nas escolas da Rede Municipal onde se realiza o Atendimento Educacional Especializado (AEE). As salas possuem mobiliário, materiais didáticos e pedagógicos, recursos de acessibilidade e equipamentos específicos para o atendimento dos alunos que são público alvo da Educação Especial.