06/11/2018 10:45
  • Estudantes visitam exposição Minha História Conta a História da Cidade
Manoel Barbosa

Alunos da Escola Municipal Professor Luiz Maranhão Filho, participaram na manhã desta segunda-feira (5) na Fundação Cultural Capitania das Artes (Funcarte) do Projeto Minha História Conta a História da Cidade – Instituto CasaD’água que faz parte do Museu da Memória Afetiva da Cidade do Natal.

O Museu de Memória Afetiva objetiva criar um espaço de encontros e que possa oferecer descobertas, reflexões, vivências e desvelamentos do patrimônio material, imaterial e natural da cidade. O projeto tem o selo da Lei de Incentivo à Cultura Djalma Maranhão.

Pensando nesse contexto de reflexão, os alunos da Escola Municipal Professor Luiz Maranhão Filho produziram mapas do bairro em que moram, cartões postais, lugares que frequentam e fotografias, desenvolvendo um olhar reflexivo da localidade que habitam.

A professora de História, Maria Helena Oliveira de Lima Carneiro, que fez parte dessa criação junto com os estudantes falou sobre a atividade e a importância para o processo aprendizagem. “Os alunos vieram participar de uma produção que eles mesmo realizaram com o intuito de trabalhar a memória afetiva do bairro que vivem. Eles fizeram todo o trajeto até a escola fotografando paisagens e personagens e fortalecendo a história deles e do bairro”.

O aluno Lucas de Lima Vicente, de 14 anos, falou da experiência. “Eu achei tudo muito legal. Foi uma experiência muito interessante com meus colegas. Eu nunca tinha vindo na Capitania das Artes. O mapa da cidade é muito bacana. Me perdi um pouco no início, mas depois acabei me encontrando”.

Durante o passeio, os estudantes aproveitaram e visitaram também o Ludovicus Instituto Câmara Cascudo e o Museu de Cultura Popular Djalma Maranhão.