05/11/2018 14:30
  • Secretaria Municipal de Saúde de Natal realiza fórum sobre calendário vacinal pediátrico

O Departamento de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) Natal, em parceria com a Companhia Farmacêutica GlaxoSmithKline (GSK) realiza na próxima segunda-feira (12), o Fórum sobre Calendário Vacinal Pediátrico, em comemoração ao Dia Mundial da Pneumonia.

O evento ocorrerá no Holiday inn Natal, durante a tarde e receberá o médico Rodrigo Zilli e a farmacêutica Esthefanie Ribeiro, que ministrarão aulas expositivas sobre o assunto.

Segundo a chefe do Núcleo de Agravos Imunopreveníveis (NAI), Vaneska Gadelha de Brito, o intuito é esclarecer e fortalecer a equipe de saúde quanto a importância na prevenção das pneumonias mais prevalentes na infância. “Com a equipe consciente haverá menos leitos de UTI sendo utilizados decorrente das formas graves, e menos internações hospitalares”.

Ainda segundo Vaneska, a cobertura vacinal pneumocócica em 2017 para os menores de um ano foi de 52,98% e para os maiores de um ano foi de 37,67%, onde a cobertura preconizada pelo Ministério da Saúde é de 95% para esses públicos. “O principal objetivo é melhorar a nossa cobertura, para isso necessitamos da parceria dos médicos e enfermeiros para incentivarem a procura da vacina”, ressalta.

O Fórum acontecerá com a intenção de atrair profissionais médicos, enfermeiros e técnicos da rede municipal de saúde, assim como também as vigilâncias epidemiológicas e alguns docentes das universidades parceiras da SMS para discutir essas questões.