Lei de Acesso
 

Faça sua busca pelo site


Notícias

natal.rn.gov.br » Notícias » Notícias

01/11/2018 12:37
  • Caio Padilha se apresenta na E. M. Profª Tereza Satsuqui dentro do projeto “Música Potiguar”

A Escola Municipal Professora Tereza Satsuqui Aoki de Carvalho recebeu o projeto “Musica Potiguar – Nosso Som nas Escolas”, na tarde desta quarta-feira (31), com a proposta de integrar a música potiguar no ambiente escolar, trazendo esta temática para o cotidiano dos alunos através de trabalhos pedagógicos onde estudam a biografia, discografia e letras dos artistas convidados. A apresentação foi do músico, cantor e compositor Caio Padilha, que iniciou seu “pocket show” na quadra da escola mostrando instrumentos musicais como a rabeca e o violão. 

 

O professor de música da escola, Everson Ferreira Fernandes, explicou que durante esse bimestre foi realizado um trabalho conjunto nas salas de aulas, relacionado ao projeto, destacando as letras e músicas do compositor Caio Padilha, que possibilitou a apresentação do artista na escola, encerrando a Mostra Cultural. A partir de um estudo para conhecer o repertorio musical do compositor foi produzido vários trabalhos em todas as turmas que ficaram expostos num mural. “Os alunos fizeram a caricatura do Caio, ouviram várias músicas e fizeram desenhos das músicas a partir do que eles interpretaram. A professora de dança também trabalhou coreografias com as turmas a partir das músicas e todas as professoras trabalharam a biografia do Caio Padilha e ouviram músicas com os alunos. Então, foi um projeto que envolveu não só as aulas de música, mas também os outros educadores que contribuíram nas atividades para ter o resultado de hoje, ” disse Everson Ferreira. 

 

A aluna Ana Beatriz Segundo Souza, matriculada no 3º ano do Ensino Fundamental gostou da apresentação. “Eu achei legal a parte do show para ensinar e conhecer as letras das músicas e gostei muito dos instrumentos que ele mostrou”.  Já Valentina Souza Polinária da Silva, aluna do 1º ano do Ensino Fundamental, disse que adorou a apresentação e que participou no show com a canção “Saudade é uma casinha de Sapê”. Ela faz parte de uma turma das aulas de músicas na escola e disse que já aprendeu várias canções e a tocar instrumentos musicais.

 

O cantor Caio Padilha destacou que o projeto agrega valores culturais ao conteúdo escolar e que mostra um caminho de transformação educativa duradouro nos planejamentos de políticas públicas. “Foi incrível! Ficamos com o coração transbordando de alegria de ver o brilho nos olhos das crianças, entender que eles estão receptivos com a nossa música e um total interesse por aquilo que é humano, por aquilo que é poético, contemplativo, imaginativo. Eles possuem uma compreensão até maior que os adultos, dos elementos da natureza, dos elementos da arte e da poesia”.

 

Caio Padilha é multi-instrumentista, cientista social, ator do Grupo Estação de Teatro há 10 anos É também contador de histórias nascido em família de músicos. Começou a carreira como compositor em 2009, passando por diversos festivais em Natal. Em 2018 recebeu o Prêmio Grão da Música Brasileira em São Paulo (SP) por seu disco Rabecas e Arribaçãs.


Compartilhar no Facebook   Compartilhar no Twitter   Enviar por E-mail   Gerar para Arquivo/Imprimir  
SEMPLA desenvolvimento. Seguimos as seguintes recomendações de projeto: w3c_aa w3c_xhtml w3c_css