Lei de Acesso
 

Faça sua busca pelo site


Notícias

natal.rn.gov.br » Notícias » Notícias

12/09/2018 11:00
  • Defesa Civil Municipal inicia ciclo de vistorias preventivas nas lagoas de captação de águas de chuva

A Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes) iniciou um novo ciclo de vistorias preventivas nas lagoas de captação de águas pluviais da capital. A medida é realizada pelos agentes da Defesa Civil Municipal que começaram a vistoriar e emitir os laudos das lagoas localizadas na zona Norte da capital. No total, serão averiguadas 56 lagoas distribuídas por toda a cidade.

 

 

Até o momento, o processo de vistorias preventivas alcançou 10 lagoas de captação de águas da chuva. Nesta semana, as unidades inspecionadas foram as lagoas de Santarém, José Sarney, Dom Pedro, Vila Verde I, Gramorezinho, Jardim Primavera, Aliança, Parque dos Coqueiros, Panatis e Redinha II, todas na zona Norte. Outras 46 unidades devem ser analisadas nos próximos dias.

 

 

A determinação da Defesa Civil é que os agentes analisem toda a estrutura física das lagoas, como também o nível de água, estado das bombas de sucção, necessidade de limpeza e outros pontos importantes para o pleno funcionamento do equipamento em períodos de chuvas.

 

 

O titular da Semdes, Paulo Victor Barra, explicou que após a conclusão das vistorias técnicas o Departamento de Defesa Civil irá produzir um relatório atualizado, especificando as situações que podem comprometer o funcionamento regular dos equipamentos. O documento de caráter preventivo será enviado as secretarias municipais que possuem gerência sobre os itens inspecionados, para que as mesmas tomem as providências necessárias para a resolução de cada situação apontada no relatório. “Essa é uma ação importante, pois age preventivamente no intuito de identificar e solicitar as providências para que durante os períodos chuvosos essas lagoas cumpram sua missão e possam evitar transtornos para as famílias residentes nessas proximidades”, disse.

 

 

A chefe de Defesa Civil e Vistoria Preventiva da Semdes, Vanessa Duarte, informou que dentro de 10 dias o processo de inspeção das 56 lagoas de captação da cidade deverá ser concluído. “Esperamos que nesse prazo os agentes concluam a coleta de dados das vistorias e em seguida possamos finalizar o relatório, pois iniciamos esse novo ciclo tendo em vista que o último relatórios foi de março deste ano e vimos a necessidade de atualizar essas informações”, comentou.

 

 

Na averiguação são avaliados os graus de riscos de cada unidade, como também o funcionamento das bombas de sucção, nível de água acumulado, acúmulo de lixo urbano e outros fatores que podem dificultar o escoamento da água causando o transbordamento e a inundação de ruas próximas.


Compartilhar no Facebook   Compartilhar no Twitter   Enviar por E-mail   Gerar para Arquivo/Imprimir  
SEMPLA desenvolvimento. Seguimos as seguintes recomendações de projeto: w3c_aa w3c_xhtml w3c_css