Lei de Acesso
 

Faça sua busca pelo site


Notícias

natal.rn.gov.br » Notícias » Notícias

30/08/2018 10:35
  • Natal inicia projeto de eficiência energética

A Prefeitura do Natal irá adotar um sistema de eficiência energética com intuito de reduzir os custos com energia elétrica em todos seus órgãos. Desenvolvido pela Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur), o projeto foi apresentado pelo titular da pasta, Jonny Costa, à equipe de secretários do Executivo nesta quinta-feira (30), no Palácio Felipe Camarão. 

 

Com 28 órgãos, além de 1.800 unidades descentralizadas, o Projeto Eficiência Energética: Natal, cidade responsável e humana objetiva adequar o uso de energia de maneira sustentável e que traga redução de custos aos cofres do município já no seu primeiro mês de implantação. O projeto é dividido em quatro fases. 

 

A primeira trata-se de ajustes técnicos no uso de energia elétrica em cada órgão. Uma vez implantada, as secretarias irão atuar de forma que evitem pagar excedentes à concessionária de energia. Esta etapa pode proporcionar uma redução média de custos de 10%. 

 

A substituição das lâmpadas utilizadas atualmente pelo município pelas de LED será a segunda fase do projeto. Conforme constatou o estudo da Semsur, além de ser mais eficiente comparada à tecnologia fluorescente, os dispositivos de LED usados em um regime de oito horas diárias – período de expediente - tem vida útil de 17 anos. Isso proporcionaria uma economia de 20% dos custos.

 

A terceira fase do projeto é atualizar os equipamentos de refrigeração para aparelhos de baixo consumo. Atualmente 2/3 dos ares-condicionados são feitos por aparelhos que geram excedente dos valores pagos em energia. Adotando esta fase, o município teria uma economia de 30%.

 

A quarta fase proposta é a implementação da energia fotovoltaica. Por se tratar de um método sustentável, ao ser adotado, o município poderá alcançar uma redução de 95% nos custos. Além disso, o excedente de energia de um órgão poderá ser utilizado em outro, de maneira que haja uma integração energética no Executivo Municipal.

 

A primeira experiência do município com energia sustentável já está em tramitação para implantação. Trata-se do Mercado Modelo das Rocas que terá um sistema de reaproveitamento de energia solar. Atualmente a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos está com processo licitatório em andamento para a implementação da energia fotovoltaica no local.

  


Compartilhar no Facebook   Compartilhar no Twitter   Enviar por E-mail   Gerar para Arquivo/Imprimir  
SEMPLA desenvolvimento. Seguimos as seguintes recomendações de projeto: w3c_aa w3c_xhtml w3c_css