Lei de Acesso
 

Faça sua busca pelo site


Notícias

natal.rn.gov.br » Notícias » Notícias

09/08/2018 19:33
  • Prefeito assina termo de cooperação com BNDES para projeto de iluminação pública
João Maria Alves

O prefeito Álvaro Dias assinou na tarde desta quinta-feira (09) um termo de cooperação técnica com o Banco Nacional do Desenvolvimento, na área de iluminação pública, para dar início a estudos sobre as necessidades de Natal e posterior implantação de projeto de expansão e instalação de lâmpadas de led. A reunião com a equipe do BNDES contou com a participação dos secretários Municipais de Serviços Urbanos, Jonny Costa, e de Governo, Kléber Fernandes. 

 

“O município de Natal tem interesse e busca a eficiência em iluminação pública”, disse o prefeito Álvaro Dias, referindo-se principalmente ao combate à violência na cidade. 

 

A equipe do BNDES apresentou ao prefeito o que pode ser contemplado dentro do Programa de Parceria para Investimentos, criado através da  Lei Nº 13.334, que prevê o fortalecimento de parcerias entre governos municipais e estaduais e a iniciativa privada.  

 

Inicialmente, a intenção do acordo prevê que o BNDES realize estudos sobre as necessidades de Natal quanto à iluminação pública, faça um diagnóstico e apresente ao Município cenários de soluções. Diante deste diagnóstico, a equipe técnica da Prefeitura, que será formada com integrantes da Semsur, definirá qual o melhor projeto a ser aplicado nas ruas da cidade levando em conta os gastos também levantados pelo estudo. 

 

Com esse investimento os gastos com  a iluminação pública podem cair em até 50%. O secretário de Serviços Urbanos exemplificou que no mês passado o custo foi de cerca de R$ 1,7 milhão com iluminação pública na cidade. 

 

“É prioridade de governo da Prefeitura para a segurança de Natal e pretendemos viabilizar o mais rápido possível”, afirmou o secretário de Serviços Urbanos, Jonny Costa. 

 

Os custos destes estudos técnicos realizados pelo BNDES com equipe de consultoria, serão pagos pela empresa ganhadora da licitação para a implantação do projeto. De acordo com o cronograma apresentado pelo banco, a licitação deve ser realizada no segundo semestre do próximo ano. 

 

“É importante destacar que o Município vai economizar com a implantação deste projeto e a população vai ganhar com o oferecimento de serviço melhor, com lâmpadas de led”, afirmou um dos representantes do BNDES, Nelson Siffert.

 

Número de postes: aproximadamente 56 mil 

Municípios com interesse manisfestado (Projeto de iluminação pública): 

Natal: 56 mil postes
Petrolina: 31 mil postes

Municípios com pregões em andamento:

Vila Velha: 35 mil postes
Pelotas-RS: 29 mil postes
Consórcio Centro Sul-RS: 30 mil postes

Municípios com projetos em andamento:

Macapá: 40 mil postes
Teresina: 87 mil postes
Rio de Janeiro: 450 mil postes
Porto Alegre: 105 mil postes

Fonte: BNDES 

 

 


Compartilhar no Facebook   Compartilhar no Twitter   Enviar por E-mail   Gerar para Arquivo/Imprimir  
SEMPLA desenvolvimento. Seguimos as seguintes recomendações de projeto: w3c_aa w3c_xhtml w3c_css