Lei de Acesso
 

Faça sua busca pelo site


Notícias

natal.rn.gov.br » Notícias » Notícias

09/08/2018 11:30
  • Natal ajuda a colocar RN em 2º lugar no País em consultas deferidas pelo RedeSim

Com um total de 90 consultas realizadas por dia utilizando o sistema da Rede Nacional para simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (RedeSim), a Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb), contribuiu diretamente para colocar o Rio Grande do Norte (RN) ocupando o segundo lugar em consultas deferidas no País utilizando o sistema. O relatório foi emitido pela empresa VOX Tecnologia, responsável por gerir o RedeSim, na última semana.

 

Dentre os inúmeros benefícios da implantação do Sistema RedeSim estão a agilidade no processo de abertura de empresas, redução dos custos de deslocamento, otimização de recursos para o processo de abertura, manutenção e baixa de empresas, além da criação de empregos formais e consequente redução dos informais.

 

Mais de 37.000 mil consultas já foram respondidas desde que a Semurb aderiu ao sistema em 2016. Apesar do prazo curto, 48 horas uteis, oferecido pelo RedeSim para dar um parecer ao contribuinte sobre a solicitação recebida, estamos conseguindo realizar o processo com a rapidez necessária e sem abrir mão da qualidade na informação” afirma a chefe do Setor de Campo e Triagem da pasta, Cibelly Araújo.

 

O critério utilizado para analisar às solicitações é a legislação de Zoneamento do Município de Natal. “Assim que o contribuinte informa à Semurb o local em que pretende realizar a abertura do seu ponto comercial, verificamos se à atividade pode se exercida naquele ponto. Caso não seja possível, detalhamos os motivos para que ele possa procurar outro para ealizar suas atividades normalmente” explica Cibelly.

 

A secretária adjunta de Fiscalização e Licenciamento da Semurb, Alessandra Marinho, avalia positivamente o quadro, uma vez que a classificação envolve apenas os resultados deferidos das analises realizadas. “Para nós é um ótimo termômetro de desenvolvimento de mercado. Indica que nosso ambiente de negócios (abertura e legalização de empresas) está sendo fortalecido e se mostra atrativo para nossos investidores”, comenta.

 

Sobre o Redesim

 

Criado em 2007 pela lei n 11.598/07, o sistema foi desenvolvido para ser um banco de dados reunindo informações de diversos órgãos, o objetivo é agilizar o processo de abertura, alteração e baixa de empresas. A Rede é administrada por um Subcomitê composto por entidades dos governos federais, estaduais e municipais.

 


Compartilhar no Facebook   Compartilhar no Twitter   Enviar por E-mail   Gerar para Arquivo/Imprimir  
SEMPLA desenvolvimento. Seguimos as seguintes recomendações de projeto: w3c_aa w3c_xhtml w3c_css