06/08/2018 08:55
  • Secretaria de Educação promove formações sobre Classe Hospitalar e Deficiência Visual

O Setor de Educação Especial da Secretaria Municipal de Educação (SME) promoveu, nesta sexta-feira (03), formações continuadas sobre deficiência visual e classe hospitalar. As aulas foram ofertadas durante toda a manhã no Centro Municipal de Referência em Educação Aluízio Alves (CEMURE)

A formação da classe hospitalar, que acontece mensalmente, conta com nove professores da Rede Municipal. De acordo com a assessora pedagógica Ilana Marnea Araújo Chaves, “o objetivo da classe hospitalar é abordar temáticas do atendimento educacional hospitalar para serem discutidas com os professores”. “Essa é uma área do conhecimento muito específico, não seguindo aquela rotina de uma escola, e com isso, trazemos os temas, que mais são necessitados por esses professores em suas avaliações”, afirma.

Participando do encontro, a professora Ana Lúcia de Souza Costa, conta que as formações são muito importantes em virtude de a regulamentação da classe hospitalar ser recente, tendo apenas oito anos. “Desde que entramos nesse projeto estamos em constante formação, porque não somos detentores do saber, e nós estamos em constante aprendizado, tendo sempre que estar nos atualizando”, contou.

O outro curso ofertado teve como tema “Tecendo Práticas Pedagógicas para a Educação Inclusiva das Pessoas com Deficiência Visual”. A atividade teve como participantes 18 professores, em grande parte responsáveis pelas salas multifuncionais da Rede Municipal de Ensino. O curso surgiu a partir da colaboração entre a Rede Municipal, Estadual e a UFRN.

De acordo com a chefe substituta do Setor de Educação Especial, Erika Soares Oliveira Araújo o objetivo da formação é “ oportunizar aos professores o aprimoramento dos seus conhecimentos de modo a subsidiar suas intervenções pedagógicas com os alunos que apresentam deficiência visual e contribuir com sua aprendizagem e desenvolvimento nas respectivas unidades de ensino”.

Encerrando as atividades, os alunos puderam assistir palestra da vice-chefe do Departamento de Letras do Centro de Ensino Superior do Seridó da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) Katiene Symone de Brito Pessoa da Silva. A professora abordou o tema “A importância do professor no processo de inclusão dos alunos com deficiência”.

Educadora da sala multifuncional, Ana Karla Silva Moura, que atua na Escola Municipal Vereador José Sotero, o curso abordou um tema pelo qual ela tinha interessa havia muito tempo. “Ele é todo voltando para a criança com deficiência visual. Geralmente os cursos específicos são mais detalhados, e com isso, apresentam instrumentos novos. Foi o que vi na formação agora, inclusive recursos que eu não conhecia e outros que eu já tinha na minha sala e não sabia utilizar”.