Lei de Acesso
 

Faça sua busca pelo site


Notícias

natal.rn.gov.br » Notícias » Notícias

03/08/2018 15:40
  • SME realiza formação continuada do Programa Novo Mais Educação

Nesta sexta-feira (03), cerca de 115 mediadores, facilitadores e articuladores do Programa Novo Mais Educação na Rede Municipal de Ensino de Natal participaram do terceiro encontro de formação continuada, sendo o primeiro por área de conhecimento. As atividades aconteceram nas salas do Centro Municipal de Referência em Educação Aluízio Alves (Cemure).

 

Ministrados pelos formadores da Secretaria Municipal de Educação, os encontros abordaram os diversos eixos do programa, como Esporte e Lazer/Artes Cênicas e Capoeira, Músicas e Artes Visuais e Apoio Pedagógico: Letramento e Matemática.

 

As atividades do Programa Novo Mais Educação acontecem no contraturno escolar. Os estudantes permanecem na escola por sete horas diárias, quatro horas com aulas regulares e três horas para as oficinas e atividades do programa. Além do horário do almoço. Este ano, integram o programa na Rede Municipal, 43 escolas de Ensino Fundamental.

 

A chefe do Setor de Educação em Tempo Integral da SME, Idelúzia Andrade de Mendonça, fala da importância dos encontros. “Esse momento de formação vai dar condições para que eles possam fazer as suas aulas com mais qualidade. Todas essas formações e para darmos suporte aos trabalhos dos mediadores e facilitadores, ajudando a melhorar seus conhecimentos e favorecendo a qualidade da aprendizagem e o desenvolvimento dos alunos nas escolas”, contou a professora Idelúzia Andrade.

 

Na sala da área de conhecimento - Apoio Pedagógico: Letramento e Matemática, a professora formadora e assessora pedagógica do Setor de Educação em Tempo Integral, Márcia Praxedes, afirma que estão na perspectiva de trabalhar o letramento, fazendo o paralelo entre letrar e alfabetizar. O objetivo é que “os mediadores reflitam sobre o tema e percebam que o letramento vai além, pois envolve a alfabetização que está inserida na própria vida e não só apenas na escola”.

 

  1. professora formadora também explica como foram as atividades do dia. São atividades dinâmicas e lúdicas, que fujam dos assuntos que os alunos trabalham em sala de aula. Esse primeiro encontro foi para conhecer os mediadores e que eles também façam esse trabalho com seu aluno. “Realizamos uma atividade chamada Minha Bandeira Pessoal, onde cada um abordou o seu maior sonho, maior conquista, o que valoriza na vida e quais dificuldades e facilidades que eles sentem em trabalhar em grupo. É um momento de socialização muito rico, onde cada mediador fala de si, diante do grupo”.

 

  1. articuladora do Mais Educação, Iris Do Céu Vieira Nunes, que atua na Escola Municipal Nossa Senhora da Apresentação, conta que trabalhar com o programa é um desafio, mas que está sendo muito prazeroso. “Na nossa escola a comunidade escolar é bastante participativa, com interesse dos pais para que os estudantes continuem no contraturno. Oferecemos reforço escolar, atividades recreativas e de forma lúdica, para que os alunos possam ter momentos de lazer e diversão, com experiências novas na vida deles”, disse.

 

 

NOVO MAIS EDUCAÇÃO

O Novo Mais Educação é um programa do Ministério da Educação para o desenvolvimento da Educação Integral nas redes estaduais e municipais. O objetivo é ampliar a jornada das escolas públicas para um mínimo de sete horas diárias, oferecendo atividades optativas em diversas áreas como acompanhamento pedagógico; comunicação e uso de mídias; esporte e lazer e educação ambiental.


Compartilhar no Facebook   Compartilhar no Twitter   Enviar por E-mail   Gerar para Arquivo/Imprimir  
SEMPLA desenvolvimento. Seguimos as seguintes recomendações de projeto: w3c_aa w3c_xhtml w3c_css