02/08/2018 14:20
  • Guarda Municipal captura tamanduá-bandeira no Parque dos Coqueiros

Agentes do Grupamento de Ação Ambiental da Guarda Municipal do Natal (GAAMGMN) realizaram a captura de tamanduá-bandeira. Dessa vez a equipe foi acionada para remover o animal numa residência situada no bairro de Parque dos Coqueiros, zona Norte da capital.

Os guardas municipais cercaram o animal entre os arbustos e utilizando luvas conseguiram efetiva a captura. O tamanduá passou por uma análise para verificar se existia algum indício de ferimento e como não foi detectada nenhuma anomalia ele foi levado para o Parque da Cidade do Natal, aonde foi devolvido ao seu habitat natural.

De acordo com a coordenadora do Gaam/GMN), Francineide Maria, o procedimento para os animais silvestres que são resgatados com ferimentos é primeiro tratá-los e só após avaliar seu retorno ao meu ambiente. “O animal que resgatamos com alguma lesão é levado ao Aquário Natal, que dispõe de uma equipe de biólogos que tratam da espécie e analisam se o mesmo terá condições de ser devolvido à natureza”, disse.

A coordenadora também informou que qualquer cidadão que se deparar com algum animal silvestre fora do seu habitat natural pode solicitar o apoia do GAAMGMN através do Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (Ciosp) ligando para o número 190. “É importante que as pessoas nunca espanquem ou tentem matar o animal, apenas acionem nossas guarnições que iremos fazer o resgate”, concluiu Francineide.