23/07/2018 15:00
  • Professores de Educação Física participam de formação no Vale Encantado

Com o objetivo de refletir sobre as Práticas Corporais de Aventuras, um grupo de 24 professores de Educação Física da Rede Municipal de Ensino de Natal participaram de uma aula de campo no último sábado (21), por meio da vivência de uma trilha até o Vale Encantado, no distrito de Pium, na cidade de Parnamirim. A atividade faz parte do programa de formação continuada que é oferecido quinzenalmente, a todos os professores de Educação Física do município.

De acordo com a assessora pedagógica da SME, Wanessa Rodrigues, esta aula de campo foi planejada com o intuito de aproximar os professores das Práticas Corporais de Aventuras. “No decorrer da atividade, percebemos que além de notarem que estas são práticas possíveis para serem trabalhadas com os estudantes, os professores refletiram sobre situações primordiais para a realização destas práticas: segurança, respeito às limitações de cada um e integração”, explicou a professora.

No local os docentes também experimentaram atividades como slikeline e arvorismo, dentre outras aventuras. O professor Cláudio Eduardo do Santos, leciona nas escolas municipais Professor Bernardo Nascimento e Professora Noilde Pessoa Ramalho, disse que foi um sábado letivo maravilhoso. E elogiou o grupo de trabalho das formações: “é muito bom, tranquilizador e esperançoso saber que a Educação Física em Natal, está sendo vista, tratada, dialogada e aplicada por um grupo tão bom e competente quanto esse”.

A professora da E.M. Professora Maria Cristina Osório Tavares, Ana Aparecida Tavares da Silveira, afirmou que foi incrível a aula de campo. “A formação continuada dos professores de Educação Física vem se superando a cada encontro. Posso dizer que tem feito toda a diferença na minha vida profissional e pessoal”, disse.

"Vivenciar as práticas corporais de aventuras na companhia desses professores e amigos, que dividem comigo as alegrias e desafios de ser professor, numa disciplina que por muitos anos foi vista a parte dos componentes curriculares da escola, mas que com compromisso e compartilhando saberes estamos transformando no município de Natal, declarou a professora Cybele Câmara, das escolas municipais João Paulo II e Professora Palmira de Souza.