20/07/2018 14:05
  • Programa Maria da Penha vai às Escolas começa em Natal

O Programa Maria da Penha vai às Escolas começa a ser colocado em prática na Rede Municipal de Educação de Natal a partir deste sábado (21), através da Secretaria Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres (SEMUL). A ação tem como base a Lei Municipal Nº6.687 de 30 de junho de 2017, que determina que a Lei Maria da Penha seja divulgada na comunidade escolar da capital, assim como a rede de atendimento à mulher em situação de violência doméstica e familiar seja amplamente conhecida.

O trabalho, portanto, começa com uma capacitação entre os professores Escola Municipal Santos Reis, localizada no bairro de Santos Reis, na zona leste de Natal, neste próximo sábado (21) a partir das 8h30.

Esta fase inicial está sendo considerada como um projeto piloto da ação, que visa atender, inicialmente, quatro escolas localizadas estrategicamente nas regiões administrativas da capital – norte, sul, leste e oeste. Não por coincidência, nos mesmos territórios onde ocorreu o Semul Itinerante, ação da SEMUL que visa levar os serviços da secretária para as comunidades. São áreas onde foram registrados os mais altos índices de violência da capital, de acordo com o Mapa da Violência divulgado pelo Observatório da Violência (OBVIO/RN).

Desta forma, já estão confirmadas para serem contempladas pela capacitação do Programa Maria da Penha vai às Escolas, a Escola Municipal Santos Reis (21/07 e 04/08) e a Escola Municipal Djalma Maranhão (28/07). Também participam a Escola Municipal Nossa Senhora da Apresentação e o Projeto Tributo à Criança, ainda com datas a definir.

A capacitação será dividida em dois momentos. O primeiro é teórico, para apresentar aos professores o que é a Lei Maria da Penha, no que ela consiste e quais os direitos e proteção que garante à mulher. Além disso, será também discutida a construção social da violência contra a mulher, que nasce a partir das desigualdades entre homens e mulheres.

“Abrimos a reflexão sobre os mundos delimitados construídos pela sociedade para o homem e para a mulher e as consequências que isso traz. É a partir daí que surge a violência contra a mulher, que é colocada em situação de submissão perante o homem. Tudo começa com xingamentos, desqualificação despois parte para a violência psicológica, física e, muitas vezes, chega ao assassinato, o feminicídio”, explica a assessora técnica da SEMUL, responsável pela qualificação, Rocelly Cunha.

A segunda parte do treinamento é prática, onde os professores serão orientados a desenvolver projetos para colocar em prática em sala de aula juntamente com os alunos. A ideia é que eles trabalhem o tema da Lei Maria da Penha de forma articulada com a disciplina que ministram.

A primeira turma de professores que participa da qualificação, por exemplo, atua no EJA (Educação de Jovens e Adultos) e, portanto, contará com orientação focada no perfil de alunos que atendem. Para outros perfis de alunos, como os da Educação Infantil e Ensino Fundamental, as atividades propostas serão mais lúdicas, de modo que entendam, numa linguagem clara, a importância da Lei Maria da Penha e da cultura de respeito à mulher.

O Programa Maria da Penha vai às Escolas será lançado oficialmente no dia 25 de agosto, juntamente com o início de outros dois projetos da SEMUL: Mulheres da Paz e Protejo, que irão beneficiar mulheres e jovens da comunidade de Nossa Senhora da Apresentação, na zona norte de Natal. A ação acontecerá na Escola Municipal Waldson Pinheiro.

Agenda:
21/07 e 04/08 - Escola Municipal Santos Reis – Santos Reis

28/07 - Escola Municipal Josefa Botelho – Vila de Ponta Negra

11/08 - Escola Municipal Djalma Maranhão – Felipe Camarão

Datas a definir - Escola Municipal Nossa Senhora da Apresentação e Projeto Tributo à Criança

25/08 -  Lançamento do Programa Maria da Penha vai às Escolas

Local: Escola Municipal Waldson Pinheiro – Nossa Senhora da Apresentação