09/07/2018 09:45
  • CEREST Regional Natal participa de Curso de Sustentabilidade na Administração Pública

O Centro de Referência em Saúde do Trabalhador - CEREST Regional Natal participou, na última semana, do Curso de Sustentabilidade na Administração Pública (A3P) - Região Nordeste promovido pela Prefeitura Municipal de Natal, a SEMURB, o IFRN, Ministério do Meio Ambiente e o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente - ONU Meio Ambiente, proferido pela consultora do Projeto de Cooperação Técnica Ministério do Meio Ambiente, Maria do Carmo Barêa Coutinho Ferreira.

O curso faz parte do Programa Agenda Ambiental na Administração Pública - A3P. O Programa Federal é de adesão voluntária, criado pelo Ministério do Meio Ambiente - MMA, e se destinava as três esferas de governo: federal, estadual e municipal, bem como aos três poderes da república: executivo, legislativo e judiciário. A A3P visa estimular gestores públicos a incorporar princípios e critérios de gestão ambiental nas atividades de rotina.

Dentre os principais objetivos, a Agenda Ambiental propõe reduzir gastos institucionais através do uso racional dos recursos naturais e bens públicos, e gerir adequadamente os resíduos gerados nas instituições. O principal desafio desse Programa é promover a Responsabilidade Socioambiental como política governamental, integrando agenda de crescimento econômico ao desenvolvimento sustentável, por meio de princípios e práticas socioambientais. Além disso, o curso teve como foco o fortalecimento da Gestão Municipal sob o ponto de vista ambiental.

Segundo a diretora do CEREST Regional Natal, Emília Margareth, que participou do curso, "um dos pontos principais do curso foi a abordagem sobre a QVT (Qualidade de Vida no Ambiente de Trabalho), no trato da preocupação com o bem-estar e a saúde dos trabalhadores no desempenho de suas atividades laborais, mostrando a importância nos aspectos físicos, ambientais e psicológicos do local de trabalho”.