Lei de Acesso
 

Faça sua busca pelo site


Notícias

natal.rn.gov.br » Notícias » Notícias

28/06/2018 10:45
  • Astrônomos potiguares celebram o Dia do Asteroide no Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte

No próximo sábado (30), cidades do mudo inteiro promovem eventos pelo “Dia do Asteroide” (Asteroid Day). Foi nessa data, em 1908 (há exatos 110 anos), que um imenso asteroide explodiu no ar sobre a Sibéria, gerando uma onda de choque tão intensa que derrubou 80 milhões de árvores numa área de 2 mil km². A última vez que um asteroide explodiu no ar foi em 2013, também na Rússia. E, apesar da intensidade ter sido muito menor, 7 mil construções foram danificadas e 1500 pessoas feridas ao longo de seis cidades. A Terra sofreu impactos de asteroides ao longo de toda sua história e eles vão continuar acontecendo. Com mais populações humanas espalhadas pelo planeta, as probabilidades de sermos atingidos também aumentam.

 

Quais os riscos reais? O que é possível fazer para se prevenir? Você fica sabendo sábado com as demonstrações dos especialistas. O “Dia do Asteroide” é uma mobilização global que envolve cientistas e voluntários para esclarecer e conscientizar a população.

 

Em Natal, o evento acontecerá no Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte, que está com uma mostra de painéis sobre o tema durante toda a semana. Na tarde do sábado (30) um grupo de astrônomos amadores da SPACE (sigla da Sociedade Potiguar de Astronomia e Ciências Espaciais) se reunirá com o público a partir das 15:00h para debater o tema e convidar os interessados a aderir gratuitamente à sociedade.

 

Telescópios serão montados no final da tarde para observação do planeta Vênus (dependendo das condições climáticas na ocasião).

 

O evento é gratuito e pessoas de todas as faixas etárias estão convidadas a participar. Em Natal, O “Dia do Asteroide” faz parte do projeto Astronomia no Parque, concebido por José Roberto Costa, editor do site de divulgação científica “Astronomia no Zênite” (www.zenite.nu), e conta com o apoio do Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte e da ONG internacional The Planetary Society (planetary.org).

 

Fotos dos painés: Parque da Cidade/Divulgação


Compartilhar no Facebook   Compartilhar no Twitter   Enviar por E-mail   Gerar para Arquivo/Imprimir  
SEMPLA desenvolvimento. Seguimos as seguintes recomendações de projeto: w3c_aa w3c_xhtml w3c_css